Educação empreendedora, experiência e John Dewey

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DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v12i4.13291

Resumo

As pesquisas sobre educação empreendedora reconhecem a importância da experiência como um processo baseado na ação, na prática e na aprendizagem. Todavia, essas pesquisas desconsideram as teorias de experiência no campo da Educação. O objetivo deste artigo é fundamentar a educação empreendedora na teoria educacional de John Dewey que privilegia o conceito de experiência. Essa fundamentação enfoca o contexto do empreendedorismo cultural e se beneficia de uma pesquisa empírica realizada junto a estudantes de graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados da pesquisa definem e discutem quatro dimensões-chave da experiência (dinamismo, reflexão, integração e liberdade) no processo de educação empreendedora. Dessa forma, a pesquisa contribui para aprimorar o registro teórico que orienta as pesquisas sobre educação empreendedora e, por conseguinte, fornece possibilidades de melhor qualificar educadores que se preocupam com a formação de futuros empreendedores.

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Biografia do Autor

Gracyanne Freire de Araujo, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Administração. Área: Educação Empreendedora, empreendedorismo cultural, empreendedorismo.

Eduardo Paes Barreto Davel, Universidade Federal da Bahia

Escola de Administração

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos/Papers