Sentidos do sindicalismo na Veja durante a ditadura militar

Autores

  • Guilherme Gustavo Holz Peroni Universidade Federal do Espírito Santo
  • Priscilla de Oliveira Martins-Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Annor da Silva Junior Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v12i4.22926

Resumo

Objetivou-se neste artigo analisar os sentidos do sindicalismo disseminados pela Veja durante a ditadura militar (1968-1985) ocorrida no Brasil. Ancorou-se teoricamente a pesquisa na teoria das representações sociais. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa documental no acervo digital da Veja num total de 54 edições em que 134 artigos foram selecionados para a análise. Foram construídas 10 categorias de análise. A análise dos dados indicou que a repressão do governo ditatorial aos movimentos sociais, os fatos econômicos e o movimento Diretas Já são aspectos históricos centrais para a compreensão do sindicalismo. Conclui-se que o novo sindicalismo surgiu com uma postura radical e esquerdista e foi fortemente combatido e reprimido pelo governo ditatorial, no entanto, foi inserido positivamente no pensamento social num conjunto de entidades e sujeitos importantes para a reabertura política e desenvolvimento da democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Gustavo Holz Peroni, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo – Vitória, Espírito Santo, Brasil

Priscilla de Oliveira Martins-Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo; Professora do Departamento de Administração e Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo – Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Annor da Silva Junior, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais; Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo – Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos/Papers