Sentidos do sindicalismo na Veja durante a ditadura militar
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v12i4.22926Resumo
Objetivou-se neste artigo analisar os sentidos do sindicalismo disseminados pela Veja durante a ditadura militar (1968-1985) ocorrida no Brasil. Ancorou-se teoricamente a pesquisa na teoria das representações sociais. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa documental no acervo digital da Veja num total de 54 edições em que 134 artigos foram selecionados para a análise. Foram construídas 10 categorias de análise. A análise dos dados indicou que a repressão do governo ditatorial aos movimentos sociais, os fatos econômicos e o movimento Diretas Já são aspectos históricos centrais para a compreensão do sindicalismo. Conclui-se que o novo sindicalismo surgiu com uma postura radical e esquerdista e foi fortemente combatido e reprimido pelo governo ditatorial, no entanto, foi inserido positivamente no pensamento social num conjunto de entidades e sujeitos importantes para a reabertura política e desenvolvimento da democracia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.