Eficiência dos gastos municipais em educação no Paraná

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DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v12i4.27149

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a eficiência dos gastos públicos no ensino fundamental nos municípios do Estado do Paraná no ano de 2015. Para tal, utilizou-se da técnica de análise envoltória de dados (DEA), análise de correlações, análise de agrupamentos e testes de comparações de médias. Quanto aos resultados, apenas 13 municípios, dos 389 analisados, foram enquadrados como eficientes; constatou-se um relacionamento negativo fraco entre os investimentos em educação e escolas e positivo com docentes; a eficiência possui um relacionamento negativo forte com investimentos e escolas e negativo fraco com docentes, bem como um relacionamento positivo fraco com o IDEB; identificou também quatro grupos distintos de municípios, uma vez que alguns municípios alcançaram melhores resultados com menores aportes de recursos e outros que, mesmo realizando um significativo aporte de recursos, não obtiveram bons resultados.

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos/Papers