A construção e a validação de uma escala para mensurar o efeito manada dentro de restaurantes e similares

Autores

  • Rodrigo Souza Canto Universidade Anhembi Morumbi
  • Sérgio Luis Ignácio de Oliveira Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v13i4.27448

Resumo

Este estudo buscou desenvolver uma escala para mensurar o comportamento de manada em restaurantes. Como fundamentação teórica procurou evidenciar a tendência, em algumas decisões de compra, de um grupo de consumidores influenciar a escolha de outros. Na verificação dos resultados foi utilizada a análise fatorial exploratória. A amostra foi validade pelos testes de KMO e Bartllet. A análise foi realizada pelo método Componentes principais e a rotação pelo Varimax. O fator Alpha de Cronbach assegurou a confiabilidade da pesquisa. O tratamento estatístico agrupou os fatores em três constructos: “Conforto Cognitivo”, “Heurística e “Conformidade Social”, validando, desta forma, o instrumento proposto.

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Biografia do Autor

Rodrigo Souza Canto, Universidade Anhembi Morumbi

Mestre em Gestão de Alimentos & Bebidas pela Universidade Anhembi Morumbi. 

Sérgio Luis Ignácio de Oliveira, Universidade Anhembi Morumbi

Professor do Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas na Universidade Anhembi Morumbi.

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Publicado

2019-12-17

Edição

Seção

Artigos/Papers