Inovação no setor da cachaça artesanal: estudo de caso

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DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v13i1.27479

Resumo

O objetivo geral deste trabalho consistiu em identificar a construção de práticas de inovação em uma organização produtora de cachaça artesanal, situada na região do Alto Paranaíba, estado de Minas Gerais. Especificamente, buscou-se: caracterizar a trajetória histórica do empreendimento investigado; identificar os tipos de inovação radical desenvolvidos no âmbito da organização; e identificar os tipos de inovação incremental desenvolvidos pela empresa. A partir de um estudo de caso de natureza qualitativa, foi realizada uma entrevista, orientada por roteiro semiestruturado, junto ao diretor técnico da organização estudada. A análise dos dados permitiu identificar um conjunto de práticas de inovação radical e incremental, vinculadas ao desenvolvimento de novos produtos e melhorias de qualidade já existentes, à introdução de novos processos no sistema de produção e de melhorias nos processos já empregados, à exploração de novos mercados e ao foco em nichos de mercados já explorados. Com isso, conclui-se que inovações de natureza radical e incremental, quando colocadas em perspectiva, contribuem de forma importante para a competitividade da organização estudada, uma vez que colaboram para a renovação das estratégias de atuação da empresa no mercado e para sua sobrevivência no setor.

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Biografia do Autor

Alex Fernando Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Administração - PPGA/UFLA

Professor Adjunto II - FACES/UFU

Sane Nair Costa Takemoto, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Administração - FACES/UFU

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Publicado

2019-03-28

Edição

Seção

Artigos/Papers