Aplicação de Redes Bayesianas para análise de programas sócio torcedor

Autores

  • Pâmela de Souza Dias Universidade de São Paulo (USP)
  • Plínio Rafael Reis Monteiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Evandro Marcos Saidel Ribeiro Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v13i2.27526

Resumo

O marketing esportivo trata da comercialização da imagem através do esporte e representa uma opção eficiente de aproximação com o público. Nesse contexto, o Programa Sócio Torcedor (PST) tem um potencial significativo para o Brasil. O artigo objetiva identificar a estrutura de valor percebido por distintas características sociodemográficas em um conjunto de atributos oferecidos pelos PSTs e propor um modelo elaborado com Rede Bayesiana (RB) que identifique o plano ideal para públicos distintos. Os dados foram coletados através de um survey online com população composta por torcedores dos times selecionados. Foram analisados com Análise Conjunta (AC) e RB. Verificou-se que o desconto nos ingressos e os preços são os atributos de maior valor para os torcedores. O trabalho contribuiu com a proposta de um instrumento capaz de descrever a percepção de valor nos PSTs e o modelo proposto com a RB mostrou-se uma ferramenta adequada para complementar a AC.

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Biografia do Autor

Pâmela de Souza Dias, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP) 2018 - atual, mestra em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 2015 - 2017, licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) 2009 - 2013 e bacharelanda em Administração Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) 2016 - atual. Possui experiência profissional como professora no ensino superior (2016/2) e na educação básica (2014/2). Atuou como membra do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) 2011 - 2013 com desenvolvimento de projetos com alunos do ensino fundamental I. É participante do Núcleo de Tecnologias Inovadoras em Marketing & Empreendedorismo (TIME-UFMG). Atua e possui publicações sobre os seguintes temas: comportamento do consumidor, marketing esportivo, marketing de relacionamento, e saúde.

Plínio Rafael Reis Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Administração com experiência profissional e docente em análise, pesquisa e inteligência de mercado, com vivência em aplicar modelagem estatística e estratégia de negócios no desenvolvimento de soluções aplicadas, já tendo assessorado diversas empresas e organizações nacionais e internacionais. Como empreendedor e administrador tem experiência em diferentes setores, com destaque para cargos de gestão em cursos de graduação e pós-graduação de instituições públicas e privadas. Como pesquisador acadêmico colabora em núcleos de pesquisa de diferentes Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), mas notadamente pela concepção e coordenação do Núcleo de Tecnologias Inovadoras em Marketing & Empreendedorismo (TIME UFMG). Publicou 40 artigos em periódicos especializados e 60 trabalhos em eventos, tendo recebido o prêmio de melhor artigo de marketing em congresso internacional (CLADEA 2005), além de receber a indicação ao prêmio de melhor artigo no Encontro de Marketing da ANPAD (2010). Atualmente é professor dedicação exclusiva, no CEPEAD/CAD/UFMG, pesquisando nas áreas de marketing, estratégia e inovação.

Evandro Marcos Saidel Ribeiro, Universidade de São Paulo (USP)

Professor Associado, na Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP - Departamento de Administração). Formação acadêmica: - Bacharel em Física (Mar89-Ago92), - Mestre em Física (Mar95) e Doutor em Física (Mar99) pela UFSCar, - Pós-Doutorados: UNICAMP (IFGW - 1999 a 2000) e USP-São Carlos (IFSC - 2001 a Ago2005). Área de atuação e pesquisa: - Ciência de Dados (Data Science), Sistemas Complexos; Teoria de Redes. Tese de Livre-Docência: - Árvore geradora mínima aplicada ao estudo da interligação administrativa em empresas listadas na BM&FBOVESPA, Departamento de Administração - FEARP - USP, defendida em abril de 2015.

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Publicado

2019-06-26

Edição

Seção

Artigos/Papers