Bem-vindo, a casa é sua! o turismo comunitário da Fundação Casa Grande

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v13i3.27605

Resumo

O caso trata sobre a experiência de turismo comunitário criada em torno da Fundação Casa Grande, uma organização sem fins lucrativos localizada na cidade de Nova Olinda, Ceará, que tem como objetivo promover a formação educacional de crianças e jovens. O modelo de gestão e educação implementado pela Casa Grande despertou a atenção de pesquisadores e curiosos que passaram a frequentar a cidade, criando assim um movimento de turismo comunitário local. O caso é baseado numa experiência real e os dados para sua elaboração foram coletados com o uso entrevistas a partir de roteiros semiestruturados, observação participante e consulta ao acervo fotográfico da Fundação. A aplicação do caso é indicada a disciplinas relacionadas à empreendedorismo, marketing e gestão de serviço em cursos de graduação e especialização da área de gestão.

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Biografia do Autor

Italo Anderson Taumaturgo dos Santos, Universidade de São Paulo

Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, ênfase em Marketing e Sociedade. Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará. É membro do Núcleo de Pesquisa em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC). Atuou como Professor Substituto do Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Trabalhou como Gerente de Programa da Enactus Brasil, sendo responsável pela orientação em treinamento das equipes das universidades do Norte e Nordeste do Brasil. Possui experiência em elaboração e execução de projetos sociais atuando durante 4 anos no Projeto Gestão Social nas Escolas e programas de extensão da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri como o Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social.

Halana Adelino Brandão, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora no Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2008). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2005). Professora com experiência na área atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Consumo, Serviços, Gastronomia, Pesquisa Qualitativa, Caso para Ensino.

Antonio Messias Valdevino, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB), com ênfase em Marketing e Sociedade. Especialista em Gestão, Marketing e Comunicação Empresarial pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN-2017). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Cariri (UFCA-2016)

Brena Carolina de Oliveira Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB), com ênfase em Marketing e Tecnologia. Membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Marketing e Sociedade (PEMSA). Membro do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC-UFCA). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Tem interesse nas áreas de Marketing, Ensino de Marketing em Administração e Comportamento do Consumidor

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Publicado

2019-09-23

Edição

Seção

Produto Tecnológico Educacional