Desenvolvimento regional e resiliência de cluster: uma proposta teórica

Autores

  • Vitor Klein Schmidt Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aurora Carneiro Zen Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v13i1.28142

Resumo

Clusters têm sido objeto de pesquisa durante décadas devido as vantagens competitivas locais que impulsionam o desenvolvimento regional. Entretanto, grande parte dos estudos desconsideraram o desenvolvimento de suas estruturas ao longo do tempo. Recentemente, acadêmicos passaram a desenvolver abordagens dinâmicas que conseguissem explicar os padrões de desenvolvimento dos clusters. A resiliência de cluster é um constructo utilizado para entender como os cluster adaptam as suas estruturas a fim de superar choques, entretanto ainda é um conceito bastante embrionário. O objetivo deste artigo é analisar a resiliência econômica dos clusters, buscando identificar os principais elementos que impactam na sua capacidade de resistência, recuperação e adaptação após um choque externo. Para tanto, foi desenvolvido um framework teórico baseado nos recentes avanços da literatura de geografia econômica evolucionária. Como principais contribuições, este artigo redefiniu resiliência de cluster e seus principais elementos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Klein Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Mestrado em andamento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Experiência em pesquisa acadêmica com temas relacionados a criatividade, inovação, economia criativa e aglomerados industriais

Aurora Carneiro Zen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é Professora Adjunta da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando também no Programa de Pós-Graduação em Administração . Também atua como Diretora de Serviços e Projetos do Parque Científico e Tecnológico da UFRGS. Tem como principais interesses de pesquisa: gestão da inovação, estratégia de internacionalização, empreendedorismo, estratégia, relações interorganizacionais, parques tecnológicos e incubadoras de empresas.

Downloads

Publicado

2019-03-28

Edição

Seção

Artigos/Papers