Práticas sustentáveis: adoção de cultura institucional em IES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v13i1.28165

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel relevante no despertar da consciência ambiental e formação de um pensamento crítico dos futuros profissionais, a fim de propiciar um ambiente adequado ao desenvolvimento de uma realidade sustentável e de que os alunos se constituam sujeitos coletivos e voltados à participação efetiva nos processos sociais. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo demonstrar a importância do desenvolvimento de práticas e iniciativas sustentáveis nas Instituições de Ensino Superior, investigando a gestão com responsabilidade socioambiental, através de disciplinas e projetos, que tratem da temática da sustentabilidade dentro da instituição de ensino em questão. Ao incentivar projetos e práticas sustentáveis que colaborem com a educação ambiental, as IES poderão contribuir para a formação de um novo modelo de cultura institucional, que se baseia na mudança do comportamento de indivíduos de uma comunidade frente ao uso dos recursos ambientais.

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Biografia do Autor

Bruno Zeitone, CEFET/RJ

Estudante de graduação Cefet/RJ

José Aires Trigo, UNESA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Castelo Branco (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em CIÊNCIA POLÍTICA (CIÊNCIA POLÍTICA E SOCIOLOGIA) pela Universidade Cândido Mendes (2015). Atualmente é professor da Universidade Estácio de Sá e professor convidado da Universidade Veiga de Almeida. Tem experiência na área de Gestão e Economia, com ênfase em Finanças e Valoração Econômica do Meio Ambiente.

Aline Trigo, CEFET/RJ

Aline Guimarães Monteiro Trigo. Professora associada dos cursos de nível superior do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, desenvolvendo projetos de extensão e de iniciação científica na própria instituição. atualmente, é chefe da Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (Disai/Diges/Cefet/Rj). Publicou artigos/ trabalhos em periódicos e em eventos nacionais e internacionais. Possui capítulo em livros publicados/ organizados, além de produtos tecnológicos. atua na área de meio ambiente, com ênfase em gestão ambiental, educação ambiental, economia ambiental e saneamento ambiental. Em suas atividades profissionais interagiu com 23 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Úrsula Maruyama, CEFET/RJ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do IBICT/UFRJ. Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE/CEFET-RJ) com a linha de pesquisa Inovação na Educação Tecnológica. Graduada em Administração Industrial pelo CEFET-RJ , MBA Gerenciamento de Projetos, especialização em Língua Inglesa, especialização em Gestão de Recursos Humanos e MBA Gestão Pública. Formada no ensino técnico do CEFET-RJ como eletrotécnica, estagiou no CEPEL/Eletrobras e trabalhou em multinacionais como ABB, Petroflex (Lanxess) e Shell. Morou 2 anos em Washington DC (E.U.A.) em intercâmbio cultural e ao retornar trabalhou 5 anos nas áreas de Logística Industrial e Negócios Grandes Contas da White Martins Gases Industriais. Professora temporária no curso técnico de Administração CEFET-RJ (2011-2013). Analista na Gerência de Controles Internos na BB Tecnologia e Serviços, empresa controlada pelo Banco do Brasil SA (2013-2014). Ingressou como professora efetiva no CEFET-RJ (2014-atual), onde atua nos cursos de graduação em Administração, Engenharias (Elétrica, Automação, Eletrônica, Telecomunicações, Mecânica), Ciência da Computação e Línguas Estrangeiras Aplicadas a Negócios Internacionais (LEANI). Bolsista do Programa de Produtividade Acadêmica para Coordenadores de Disciplina (PA2) nos cursos de graduação oferecidos pelo Consórcio CEDERJ, disciplina Gerenciamento de Projetos. Membro do NDE do curso EAD Tecnólogo em Gestão de Turismo, CEFET/RJ (CEDERJ - 2016 *). Atualmente está na função de Diretora Sistêmica de Gestão Estratégica CEFET-RJ (eq. pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional- 2016 atual *)

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Publicado

2019-03-28

Edição

Seção

Artigos/Papers