Orientação empreendedora como antecedente do desempenho de MPEs

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v13i4.28816

Resumo

O estudo objetiva averiguar a relação da Orientação Empreendedora (OE) com o desempenho de Micro e Pequenas Empresas (MPEs). A OE foi estudada mediante seis dimensões: assunção de riscos, proatividade, comportamento inovador, autonomia, agressividade competitiva e rede de relações. Utilizou-se survey, com questionário eletrônico, aplicado a gestores/proprietários de MPEs. Analisou-se os dados utilizando-se Modelagem de Equações Estruturais, operacionalizada no SmartPLS 3. Os achados evidenciam relação positiva e significativa da OE com o desempenho organizacional. Como contribuição, demostra-se que a dimensão rede de relações, até então incipiente nas investigações anteriores, torna-se relevante no contexto da gestão e desempenho de MPEs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Betti Frare, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF) e Grupo de Estudos, Pesquisa e Ensino em Contabilidade (GEPECON). Desenvolve pesquisas na linha de Controladoria e Controle Gerencial.

Vagner Horz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Tem experiência na área de Ciências Contábeis. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria - RS e com Especialização em Gestão Estratégica em Pessoas pela Universidade Franciscana - UFN. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Marco Aurélio Gomes Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2004), Especialista em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (2006), Mestre em Ciências Contábeis e Controladoria (2009) e Doutor em Ciências Contábeis (2017) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Atualmente é professor efetivo do curso de Ciências Contábeis e do PPG em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Membro da Acadêmia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, Conselheiro no CRCRS e Membro da Comissão para Elaboração de Projetos e Ações que visem o Aprimoramento do Ensino Contábil no País no CFC. Possui interesse em pesquisas sobre Teorias para a Contabilidade, História da Contabilidade, Regulação e Controle.

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista e Graduada em Ciências Contábeis pela FURG. É professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e leciona nos cursos de Graduação e Especialização (Lato Sensu) em Ciências Contábeis e nos Programas de Pós Graduação em Contabilidade (PPGCONT-FURG - mestrado acadêmico) e Administração (PPGA-FURG - mestrado acadêmico). Atua, principalmente, nas linhas de pesquisa de Controle Gerencial e Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Edição

Seção

Artigos/Papers