Wicked webs: business partner networks and silence

Autores

  • Ana Carla Bon IAG - PUC-RIO https://orcid.org/0000-0002-8108-2700
  • Sylvia Therezinha Almeida de Moraes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG
  • Jorge Ferreira Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v13i3.28860

Resumo

This study suggests that researches should look beyond the more often visible positive effects of alliances and social networks, to investigate how wicked webs can develop an efficient corrupted system. Bridging social network and alliances’ areas of research, this theoretical review proposes three pillars to understand and prevent corruption: focus in the internal networks of the firm which decide for corruption, the partners networks and how they are connected to the firm, and the mechanism through which social network prevent people from talking about ethical issues, let alone blow the whistle, creating a snowball effect where corruption is acceptable.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carla Bon, IAG - PUC-RIO

Pesquisadora colaboradora do NEOS - IAG da PUC-Rio (Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis). As áreas de interesse em pesquisa são Ética Empresarial, Sustentabilidade e Empreendedorismo Social. Sólida experiência no Setor de Telecomunicações e Informática, tendo ocupado diferentes posições executivas em líderes de mercado como Nokia, Cisco Systems e IBM Brasil. Doutorado em Administração pela PUC-Rio/IAG, Mestrado em Engenharia da Computação pela COPPE/UFRJ, MBA em Finanças PUC-Rio/IAG, PUC-Rio e graduada em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sylvia Therezinha Almeida de Moraes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG

Professora do quadro complementar do IAG - PUC - Rio de Janeiro. Doutora em Administração de Empresas pela PUC RJ com ênfase em Estratégia, com tese defendida em abril de 2016. Título de Mestre em Administração de Empresas na PUC - RJ, obtendo Bolsa Faperj Aluno nota 10. Anteriormente exerceu função de executiva em empresas de Tecnologia da Informação, com 27 anos de experiência, atuando em 3 empresas de grande porte. Experiência em gerenciamento de contas, com responsabilidade sobre a entrega dos serviços, sobre a satisfação do cliente, sobre o resultado financeiro da conta e sobre as vendas para o cliente.

 

Jorge Ferreira Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG

Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972) , Mestre em Administração de Empresas (1983) e Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Foi diretor da Cobra Tecnologia S/A, Medidata Informática S/A e Vice-Presidente da holding têxtil do Sistema Cataguazes-Leopoldina. Foi Coordenador de Pós-Graduação em Administração de Empresas da PUC-Rio de 2000 a 2015. É Coordenador da Área de Estratégia da PUC-Rio, Consultor ad hoc do CNPQ, CAPES, FAPESP, FAPERJ e Membro dos Conselhos Editoriais da RAC, Gestão e Sociedade, FACES , Pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais da PUC-Rio, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Foi Diretor Científico e Presidente da ANPAD de 2009 a 2014.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Edição

Seção

Artigos/Papers