Desempenho da educação e desenvolvimento socioeconômico no Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v13i4.34749

Resumo

Este estudo analisa os efeitos do desempenho da educação básica sobre o desenvolvimento socioeconômico. Para tanto, foram analisados os 184 municípios cearenses, nos anos de 2007, 2009, 2011, 2013 e 2015. O desempenho da educação foi medido pela eficiência do investimento em educação e pela qualidade da educação. O desenvolvimento socioeconômico foi medido por meio do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal. Modelos econométricos foram estimados para contrastar as hipóteses. Os resultados indicam que os municípios cearenses, embora não denotem altos níveis de desenvolvimento, apresentam, em média, alta eficiência do investimento em educação. Além disso, o desempenho da educação está positivamente relacionado com o desenvolvimento socioeconômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente Lima Crisóstomo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Economia Financeira pela Universidad de Valladolid (UVa). Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Sarah de Sousa Martins, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Clayton Robson Moreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Doutorando e Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Downloads

Publicado

2019-12-17

Edição

Seção

Artigos/Papers