Program assessment in innovation ecosystems

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v14i3.43111

Resumo

The objective of this study is to analyze how different typologies and evaluation approaches relate to assessment requirements of a program inserted in an innovation ecosystem. Methodology involved interviews with 21 stakeholders and a documentary survey. Although the nature of the program suggests greater alignment with developmental evaluation and a subjectivist approach, the results also imply assessment demands based on the objectivist approach. Conclusions highlight the relevance of stakeholders’ demand for defining evaluation guidelines, and indicate that programs inserted in collaborative networks receive a diversity of demands that require multiple typologies and approaches.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Stein da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Administração e Graduada em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC em Florianópolis. Durante a graduação trabalhou em projetos de pesquisa e extensão universitária, foi membro do movimento empresa júnior, e atuou como estagiária na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, na diretoria de Tecnologia e Inovação, desenvolvendo atividades na área de gestão de projetos. Seu mestrado teve como enfoque a pesquisa e prática sobre o tema Avaliação em programas e organizações inseridas em ambientes de inovação. Foi coordenadora no Programa Verticais de Negócios e na área de Expansão da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia ACATE, onde desenvolve atividades voltadas ao acompanhamento, gestão e fortalecimento do programa, e da organização, com enfoque no desenvolvimento das empresas associadas por meio da colaboração e do compartilhamento. Atualmente, atua como consultora e facilitadora autônoma, com foco em desenvolvimento de programas de inovação, redes de cooperação entre empresas, e empreendedorismo.

Micheline Gaia Hoffmann, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/ESAG, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. É professora associada na UDESC/ESAG, onde atua no Departamento de Administração Pública e no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Administração. Atualmente coordena o Programa de Mestrado Profissional da ESAG. É membro dos grupos de pesquisa Politéia e Strategos. Possui experiência nas áreas de planejamento de projetos; avaliação de projetos públicos; gestão da inovação; cooperação universidade-empresa em projetos de inovação; implementação e gestão de Núcleos de Inovação Tecnológica e de incubadoras de empreendimentos inovadores. São também áreas de interesse: políticas públicas de inovação; ecossistemas de inovação; cultura de inovação nas organizações; inovação no setor público.

Downloads

Publicado

2020-10-04

Edição

Seção

Artigos/Papers