A origem como destino: trajetórias profissionais de faxineiras terceirizadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v14i4.45779

Resumo

Este artigo investigou a influência exercida pelo contexto de origem nas trajetórias de carreira de prestadoras de serviço de limpeza. Adotou-se, enquanto quadro teórico, a abordagem disposicional neobourdieusiana proposta por Jessé Souza. A abordagem metodológica privilegiou o uso de histórias de vida para analisar as trajetórias profissionais estudadas. Os resultados obtidos ilustram que os contextos de origem das entrevistadas, caracterizados por reduzidos volumes de capital e acentuada desorganização social, condicionaram suas trajetórias profissionais, marcadas por inserções pouco qualificadas em um mercado de trabalho competitivo. Tais resultados contribuem para colocar em xeque abordagens voluntaristas de carreiras que enfatizam a agência individual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Augusto Silveira de Souza, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP)

Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). Mestre e Doutor em Administração pela PUC-RIO. 

Ana Heloisa Cpsta Lemos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professora do Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro. Doutora em Sociologia pelo IUPERJ.

Downloads

Publicado

2021-01-06

Edição

Seção

Artigos/Papers