A origem como destino: trajetórias profissionais de faxineiras terceirizadas
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v14i4.45779Resumo
Este artigo investigou a influência exercida pelo contexto de origem nas trajetórias de carreira de prestadoras de serviço de limpeza. Adotou-se, enquanto quadro teórico, a abordagem disposicional neobourdieusiana proposta por Jessé Souza. A abordagem metodológica privilegiou o uso de histórias de vida para analisar as trajetórias profissionais estudadas. Os resultados obtidos ilustram que os contextos de origem das entrevistadas, caracterizados por reduzidos volumes de capital e acentuada desorganização social, condicionaram suas trajetórias profissionais, marcadas por inserções pouco qualificadas em um mercado de trabalho competitivo. Tais resultados contribuem para colocar em xeque abordagens voluntaristas de carreiras que enfatizam a agência individual.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.