Empreendedorismo cultural e artístico: veredas da pesquisa acadêmica

Autores

  • Simony Rodrigues Marins Universidade Federal da Bahia
  • Eduardo Davel Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v14i4.46268

Resumo

A produção acadêmica sobre o empreendedorismo nas artes e cultura é dispersa e as pesquisas conceituais-teóricas integrativas são limitadas. O objetivo deste artigo é consolidar uma compreensão integrada da produção acadêmica sobre a relação entre empreendedorismo, cultura e arte e propor perspectivas renovadoras para pesquisas futuras. Os resultados categorizam singularidades (valor, inovação e consumo subjetivos, lógicas artística, cultural, paradoxal e arriscada), temáticas, impactos (econômicos, sociais, culturais, artísticos e políticos, diretos, indiretos, positivos e negativos), forças e desafios. A estética organizacional é proposta e discutida como perspectiva teórico-conceitual para renovar pesquisas futuras.

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Biografia do Autor

Simony Rodrigues Marins, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD pela Universidade Federal Fluminense (UFF - RJ). Especialista em Turismo e Meio Ambiente pela UECE. Bacharel em Turismo pela UFF. Possui curso Superior de Complementação de Estudos em Empreendedorismo e Inovação também pela Universidade Federal Fluminense (PPGE) e formação no Programa Internacional de Seminários em Governabilidade, Gerência Política e Gestão Pública (FGV/CAF/GWU). Tutora e orientadora no MSA (Master in Social Administration) em Gestão do Desenvolvimento Territorial (CIAGS/UFBA). Trabalhou como pesquisadora e consultora no Projeto Acompanhamento do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, pelo Sebrae Nacional e Ministério do Turismo e no Projeto Estudo de Acompanhamento do Prodetur Nacional - Mtur, ambos os Projetos realizados pela Fundação Getúlio Vargas (anos 2011, 2014 e 2015). Atuou como consultora no desenvolvimento de negócios solidários na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza (CE). Foi pesquisadora e secretária acadêmica no Programa de Pós-Graduação em Gestão Empreendedora (Departamento da Administração) e pesquisadora do Núcleo de Estudos Comportamentais (Departamento de Turismo) na Universidade Federal Fluminense. Na mesma instituição, atuou como monitora de disciplinas de Marketing Turístico, Empreendedorismo, Comportamento Humano e Gerencial. Dentre as atividades acadêmicas foi participante do Diretório Acadêmico do curso de Turismo e Diretora de Gestão de Pessoas e Marketing da Pacto Consultoria, empresa Júnior dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Turismo (UFF). 

Eduardo Davel, Universidade Federal da Bahia

Professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador no CIAGS - Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA) e no NPGA - Núcleo de Pós-graduação em Administração (UFBA). Pós-doutorado em Administração pela Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Ph.D. em Administração pela École des Hautes Études commerciales de Montreal (Canadá). Pesquisador visitante na Graduate Faculty of Political and Social Science da New School for Social Research (New York, EUA). Coordenador do coletivo de pesquisa OCA - Organizações, Cultura e Arte (CNPq). Editor da O&S - Revista Organizações & Sociedade. Editor associado da RAE - Revista de Administração de Empresas e da RIGS - Revista Interdisciplinar de Gestão Social. Pesquisa e publica sobre empreendedorismo cultural, educação em Administração, métodos qualitativos de pesquisa, aprendizagem, criatividade, cultura, arte e estética nas organizações.

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Publicado

2021-01-06

Edição

Seção

Artigos/Papers