“Cliques”

Academic relationships among higher education students

Autores

  • Geraldo Magela Rodrigues de Vasconcelos UFSJ-Universidade Federal de são João del-Rei
  • Ester Sarah Liandro UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei
  • Velcimiro Inácio Maia
  • Gustavo Melo Silva UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v15i1.47335

Resumo

This work has investigated the academic relationships of five classes, 185 students, from an Undergraduate Business Administration course, on-site. The Social Network Analysis (SNA) research technique has been used. The results show that homophilia is predominant in the formation of groups. Only in one class does performance have a greater influence. The “cliques” were more clearly defined in only one class. The analysis of the results also indicates that students with social brokerage roles perform better than their peers.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Magela Rodrigues de Vasconcelos, UFSJ-Universidade Federal de são João del-Rei

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011); Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e Graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981). Professor Associado e Pesquisador da Universidade Federal de São João Del-Rei. Áreas de interesse: sociologia econômica, redes de relações sociais, relacionamentos interorganizacionais, novos negócios e empreendedorismo.

Ester Sarah Liandro, UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei

Graduanda em Administração pela UFSJ-Universidade Federal de São João Del-Rei; bolsista de projetos de pesquisa e extensão do Curso de Administração.

Velcimiro Inácio Maia

Doutor em Sociologia - UFMG (2016), mestrado em Administração pela Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo (2006) e graduação em Administração (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ. Membro do Grupo Interdisciplinar de Análise de Redes Sociais - GIARS/UFMG e do Grupo de Estudos em Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo - GETE/UFSJ.

Gustavo Melo Silva, UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Sociologia (2010) e mestre em Engenharia de Produção (2003) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bacharel em Administração (1997) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Professor Associado do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DECAC/UFSJ). Coordenador local do Mestrado Profissional em Administração Pública em rede da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (PROFIAP/ANDIFES/2015-2017). Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/ANDIFES) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT/UFSJ).

Downloads

Publicado

2021-06-24

Edição

Seção

Artigos/Papers