Falsos discursos mercadológicos

Greenwashing x Bluewashing

Autores

  • Tais Pasquotto Andreoli UNIFESP
  • Ana Carolina Nogueira Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v15i2.48890

Resumo

O trabalho teve como objetivo compreender a reação dos consumidores às peças publicitárias que contêm apelos caracterizados como greenwashing versus bluewashing. A revisão da literatura focou na discussão acerca do marketing verde e societal, posteriormente discorrendo sobre esses falsos discursos mercadológicos. Como procedimento metodológico, foi realizado um experimento online em duas etapas, ambos com monitoramento ocular (eyetracker). O procedimento consistiu na apresentação de uma peça publicitária fictícia, manipulada em três diferentes formatos (greenwashing, bluewashing e neutra), seguida pela resposta ao questionário. Como resultado, evidenciou-se uma capacidade de influência das práticas de greenwashing e bluewashing no comportamento do consumidor.

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Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Artigos/Papers