Facilitadores do uso do ambiente virtual de aprendizagem

facilitadores do usoPercepções de discentes da área de negócios em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v15i3.49727

Resumo

O estudo objetiva analisar os fatores que incentivam a intenção e comportamento de uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) no ensino remoto, sob a percepção discente. Uma amostra de 89 estudantes de um curso de graduação da área de negócios foi analisada via modelagem de equações estruturais. Os achados apontam que a expectativa de desempenho e as condições facilitadoras se associam com a intenção comportamental de uso, enquanto essa se associa com o comportamento de uso. Ademais, os benefícios das condições facilitadoras na intenção comportamental de uso são amplificados quando o estudante percebe autoeficácia no uso de aparatos tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Sandro Rodrigues Martins, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Especialista em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tutor a Distância do Curso de Administração UAB/FURG e do Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal UAB/FURG.Trabalha com pesquisas voltadas para os temas : Tecnologia na Educação do Ensino Superior, Balanço Social, Demonstração do Valor Adicionado, Contabilidade Ambiental e Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP).

Anderson Betti Frare, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Contabilidade e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial (NUPEC/UFSC), Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF/FURG), Grupo de Estudos, Pesquisa e Ensino em Contabilidade (GEPECON/FURG) e Núcleo de Educação e Pesquisa em Contabilidade (PPGCont/Universidade de Brasília - UnB). Avaliador de periódicos e congressos de Administração e Contabilidade. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Gerencial, Empreendedorismo e Inovação. Também possui interesse em Métodos Quantitativos, Tecnologias, Educação e História da Contabilidade.

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.                

Cristiane Gularte Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Especialista em Gestão Portuária pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Administração Habilitação Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico. Experiência com ênfase em Inovações Portuárias e Ambientais, Gestão de Pessoas, Educação Ambiental, Empreendedorismo Sustentável, Educação Empreendedora e Metodologia do Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Edição

Seção

Artigos/Papers