Síndrome da abelha rainha?

Uma comparação ao avanço de carreira entre mulheres seniores e juniores

Autores

  • Bruno Felix Fucape Business School
  • Rozélia Laurett
  • Mary Correia Moreira Kalume

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v15i4.51399

Resumo

O objetivo foi comparar as expectativas que mulheres seniores e juniores possuem umas das outras no que se refere ao comportamento de assistência, ao engajamento e as motivações de mulheres seniores para ajudar mulheres juniores a progredirem na carreira. Utilizou-se o Teste t e MANOVA. Com relação ao comportamento de assistência, as mulheres juniores avaliaram que as mulheres seniores as ajudam menos do que poderiam ajudar; no engajamento com a carreira, as mulheres seniores consideram que as mulheres juniores deveriam se empenhar mais nesse processo; quanto as motivações de ajuda, constatou-se que as mulheres seniores se consideram com níveis mais baixos de autopromoção, e níveis mais altos de motivação pelo benefício a outros e satisfação intrínseca do que as mulheres juniores as consideram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Felix, Fucape Business School

Bruno Felix, professor da FucaPe Business School, e doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriano Mackenzie.

Rozélia Laurett

Rozélia Laurett é pós-doutoranda na Fucape Business School e membro do NECE-UBI (Universidade da Beira Interior) – Research Centre For Business Sciences, Covilhã, Portugal.

Mary Correia Moreira Kalume

Mary Correia Moreira Kalume, mestre em Administração pela Fucape Business School;

Downloads

Publicado

2021-11-30

Edição

Seção

Artigos/Papers