Fatores da decisão locacional em arranjo produtivo local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v16i3.53334

Resumo

Este estudo busca investigar a estrutura relacional e os fatores que influenciam a decisão locacional das organizações presentes no Arranjo Produtivo Local (APL) de Biotecnologia da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevista e analisados através de estatística descritiva, análise de conteúdo e análise sociométrica. Os resultados indicaram que é importante considerar tanto a disponibilidade de espaço e infraestrutura, quanto questões de proximidades, financiamento e características pessoais. Viu-se, também, que as relações entre os atores são incipientes e há concentração de empresas no APL, porém não é alta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Monteiro Bastos Ornellas, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) da linha de pesquisa: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação. Mestre em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) linha de pesquisa Processos e sistemas decisórios em arranjos organizacionais, graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem experiência com redação de textos e métodos qualitativos e quantitativos na área de Administração

Uajará Pessoa Araújo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei. É Especialista em Gestão Executiva pela Universidade de São Paulo onde também concluiu os créditos para o mestrado em engenharia metalúrgica. É Mestre Profissional em Administração pela Universidade Federal da Bahia. É Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. É Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras, onde também concluiu seu primeiro pós-doutorado, em administração. Tem experiência acumulada em 20 anos de gestão empresarial, em setores da siderurgia, não-ferrosos, mineração e produtos químicos. Atualmente é professor associado da carreira de magistério superior do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais onde leciona na graduação em engenharias, letras e administração e no mestrado em administração; conduzindo pesquisas com foco no processo de tomada de decisões especialmente nos campos científico e tecnológico. Pesquisador do Grupo Orbis Scientia, voltado para o estudo e desenvolvimento de métodos de pesquisa aplicados à Teoria de Decisão.

Cleber Carvalho de Castro, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA) no período de 2008 a 2010, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação em 2011 e Coordenador de Projetos do Centro de Educação a Distância (CEAD) no período de 2011 a 2012, além de ter atuado como professor em diversas instituições no Paraná (Unioeste, Univel, Unipar e Unifoz) e Rio Grande do Sul (Unisinos) e coordenador do Curso de graduação em Administração na Univel por 3 anos. Foi Líder do Tema Inovação, Cooperação e Redes Organizacionais da Divisão de Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação da ANPAD em 2015 e 2016, líder do Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação (GEREI), cadastrado no diretório do CNPq, de 2010 a 2018, Coordenador Geral do Colóquio de Redes, Estratégia e Inovação desde sua primeira edição em 2010 até 2017, Coordenador Geral do Workshop de Redes, Estratégia e Inovação desde sua primeira edição em 2013 até 2015, atuando como pesquisador da FAPEMIG e CAPES (Líder do Projeto Pró-Administração que envolveu quatro instituições), atuou como Líder do Projeto Pró-Administração durante 4 anos, financiado pela CAPES (envolvendo quatro instituições), Coordenador Institucional UAB de 2011 a 2016, Coordenador Institucional UAB Adjunto de 2016 a 2019 e Diretor de Educação a Distância da UFLA de 2016 a 2020 e Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NINTEC) da UFLA em 2020. Atualmente é professor Associado no Departamento de Gestão Agroindustrial da Universidade Federal de Lavras, orientador de Mestrado e Doutorado em Administração, Coordenador Institucional da Universidade Aberta do Brasil (UAB) desde 2019, membro do Conselho de Ética da UFLA desde 2018, consultor ad hoc para Avaliação Institucional e de Cursos Superiores do Ministério da Educação desde 2006. Tem experiência como professor, pesquisador, gestor educacional e consultor na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes de organizações, Capacidade relacional, Aglomerados produtivos, Agronegócio e Gestão da tecnologia e inovação.

Fabrício Molica de Mendonça, Universidade Federal de São João Del Rei

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1992), mestrado pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é colaborador e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor do programa de Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenador e professor do programa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação e professor Associado II da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: custos, sistema de informação, incubação e micro e pequena empresa, Logística Reversa, mapeamento e análise de processos e Gestão Pública.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Edição

Seção

Artigos/Papers