Epistemologia dos saberes docentes

Um estudo em Programas de Pós-Graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v16i2.54263

Resumo

O objetivo do estudo foi compreender como ocorre o processo de construção dos saberes mobilizados pelos docentes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis. Em termos metodológicos, na primeira etapa, ocorreu uma pesquisa de levantamento, e na segunda, entrevistas semiestruturadas com docentes. Os resultados apontaram que os saberes mais mobilizados foram os profissionais, indicando uma lacuna na formação pedagógica dos professores investigados. Já em relação a construção dos saberes, os achados da pesquisa revelaram que estes foram construídos durante as suas trajetórias antes de ingressar na carreira docente, no ambiente da Pós-Graduação stricto-sensu, na vivência com seus mestres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Rodrigues Zabolotny, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestra do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande, possui curso Técnico em Contabilidade (2001), pela Escola Técnica Getúlio Vargas, Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (2010) e Especialização em Controladoria, pela Anhanguera (2011). Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal do Rio Grande.

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.                

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista e Graduada em Ciências Contábeis pela FURG. É professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e leciona nos cursos de Graduação e Especialização (Lato Sensu) em Ciências Contábeis e nos Programas de Pós Graduação em Contabilidade (PPGCONT-FURG - mestrado acadêmico) e Administração (PPGA-FURG - mestrado acadêmico). Atua, principalmente, nas linhas de pesquisa de Controle Gerencial e Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Artigos/Papers