Psychological profile and sources of guidance at work

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v16i2.55133

Resumo

This study aimed to test the influence of employees’ personal values and dark personality traits on their attitude toward relying on sources of guidance when dealing with different events at work. 220 employees from a Brazilian university filled out a paper-and-pencil questionnaire comprised of three previously-validated scales. Correlations and multiple linear regressions were performed to test the influence of personal values and dark personality traits on guidance sources at work. The results yielded from the tests suggest to managers, human resource professionals, and psychologists which internal characteristics are relevant to predicting the use of five sources of guidance at work.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Athayde, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) com Estágio Doutoral na University of Tampa (UT), em Tampa-FL, Estados Unidos (Bolsista Capes - PDSE), tendo recebido o prêmio de Titulado Doutor Destaque pelo PPGA/UnB; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Graduado em Administração pelo Instituto Educacional Santo Agostinho (FASA); Graduado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Formação complementar em Inglês Avançado na Middle Tennessee State University (MTSU) em Nashville-TN, Estados Unidos. Formação complementar em Supply Chain Management na NN/AS em Copenhagen, Dinamarca. Já apresentou trabalhos científicos na Universidade de Oxford, Inglaterra (St Annes College - University of Oxford) e na Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de Costa Rica, San Jose, Costa Rica. Possui trabalho científico publicado pela Academy of Management (AoM) e já recebeu prêmio de melhor artigo da área de Estudos Organizacionais em evento nacional promovido pela Universidade de São Paulo (SemeAd - USP) . Atuou como Coordenador de Transportes e Exportação em indústria farmacêutica multinacional; Atuou como Coordenador de Planejamento e Infraestrutura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como Coordenador do Tema Educação Superior e Internacionalização da Divisão EnEPQ/ANPAD em evento científico. Atualmente, é Professor Adjunto do Magistério Superior lotado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Campus Montes Claros; Subcoordenador do Curso de Administração; Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD/UFMG); Membro do Comitê de Coordenação do Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA), vinculado à Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFMG); Membro da Associação Internacional de Psicologia Transcultural (IACCP); Coordenador do Grupo de Estudos em Administração (GEA/ICA/UFMG); Coordenador do Projeto de Extensão "Internacionalização em Casa - IeC"; e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Administração da referida Universidade. Temas de Interesse: Comportamento Organizacional (Valores; Traços de Personalidade; Fontes de Orientação no Trabalho; Cultura); Pesquisa Transcultural; Internacionalização; Língua Inglesa; Supply Chain; Logística; Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais.

Claudio Vaz Torres, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1991) e Ph.D. em Industrial Organizational Psychology - California School of Professional Psychology (1999), pós-doutorado em Marketing pela Griffith University, Austrália (2004), pós-doutorado em Cross-cultural Research pela University of Sussex, Inglaterra (2009), pós-doutorado em Cross-cultural Psychology and Human Values pela Hebrew University of Jerusalem, Israel (2013), em Basic Human Values na University of Haifa (2018) e em Police Psychology e Cross-cultural research na University of Baltimore, EUA (2022). Em todos estágios pós-doutorais, desenvolveu e validou para amostras brasileiras medidas para uso em pesquisa transcultural, notadamente o Questionário Refinado de Valores - PVQ-RR. Atualmente é revisor do JCCP - Journal of Cross-cultural Psychology; IJIR - International Journal of Intercultural Research; American Psychologist Journal; Revista Psicologia: Teoria e Prática; RAC - Revista de Administração Contemporânea; e RAM - Revista de Administração da Mackenzie. Avaliador de trabalhos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. É filiado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia, na qual coordena um Grupo de Trabalho em Psicologia e Segurança Pública. Membro da International Association for Cross Cultural Psychology, da qual também é o Representante Regional para a América do Sul. Parte das atribuições desta representação inclui a aplicação, para o contexto nacional, de pesquisas transculturais a carências e problemas sociais da América do Sul. Tem experiência na área de Psicologia Transcultural, atuando principalmente nos seguintes temas: valores humanos básicos, valores culturais, psicologia política, comportamento do consumidor e diversidade cultural e inclusão. Desenvolveu intervenções em diversidade para escolas públicas nos níveis fundamental e médio.

Stephanie Thomason, University of Tampa (UT) - USA

1989 Florida State University, B.S.
1999 Florida Atlantic University, MBA
2007 Florida Atlantic University, Ph.D.
Between 2011 and 2016, Thomason served as the associate dean of the College of Business. She has also served as the president of the board of the National Society of Experiential Education. She has published or presented more than 40 articles in peer-reviewed journals, textbooks, and national and regional conferences. Her publications can be accessed from journals such as Human Resource Management, International Journal of Selection and Assessment, the Journal of Cross-Cultural Psychology, the International Journal of Productivity and Performance Management, Business and Society Review, the Journal of Global Information Management, the International Journal of Innovation Management, the Case Journal and the Journal of Small Business and Entrepreneurship. She has presented numerous times at the Academy of Management annual conferences, along with a variety of other international and regional conferences. She has also facilitated multiple workshops around the United States on experiential education. Prior to entering academia, she owned and operated several family-run businesses with multiple storefronts in South Florida. She additionally worked in the real estate, media and educational publishing industries.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Artigos/Papers