Investigação dos comportamentos de cidadania organizacional, espiritualidade e satisfação no trabalho pelo método AHP

Estudo com trabalhadores de uma prefeitura do RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v16i4.55509

Resumo

A partir de uma lacuna de pesquisa identificada, este estudo teve duplo objetivo: identificar quais são os critérios de maior e de menor prioridade dos CCO, EAT e ST dos trabalhadores de uma prefeitura do Centro Oeste do RS e traçar ações de melhoria para os critérios menos priorizados. Por meio do método AHP, 233 trabalhadores de uma prefeitura participaram do estudo. Os resultados revelaram os critérios mais e menos priorizados, podendo ser traçado ações de melhoria para estes últimos, bem como verificar a percepção dos CCO, da espiritualidade e da satisfação. Contribuições são discutidas e uma agenda de pesquisa é sugerida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Barboza Malheiros, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e Bacharel em Administração pela UFSM. Licenciado em Educação Profissional (UFSM).

Taís de Andrade, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduação em Administração pelo Centro Universitário Franciscano. 

Roger da Silva Wegner, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Engenharia de Produção pela UFSM. Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela UFSM. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciado em Educação Profissional pela UFSM.

Vanessa Piovesan Rossato, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e Bacharel em Administração pela UFSM. Licenciada em Educação Profissional pela UFSM.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Artigos/Papers