Patrimônio sem herdeiro
A questão da intencionalidade incorporada na transmissão do saber-fazer em um negócio familiar
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v16i4.55712Resumo
Com base em dados de pesquisa etnográfica, este artigo relata como a transmissão de saberes práticos resulta da intencionalidade corporificada e perpetua estruturas sociais, culturais e históricas específicas. O contexto da empresa familiar estudado mostra que o processo de transmissão do saber-fazer segue uma intencionalidade específica explicada pelas relações tradicionais. Embora tal saber-fazer oriente um sistema de produção relativamente simples, o fato de a maioria das pessoas nele envolvidas não atingir o domínio completo indica que a transferência desse saber corporificado é mais do que a vontade ou o interesse em ensinar e aprender essa prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.