Vivências de prazer-sofrimento no contexto de escolas com diferentes performances

Autores

  • Priscila Portela UECE
  • Ana Batista Universidade Estadual do Ceará
  • Andressa Araújo Universidade Estadual do Ceará
  • Jorge Evaristo Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v17i1.57011

Resumo

A pesquisa objetivou compreender comparativamente as vivências de prazer-sofrimento promovidas pela dinâmica do reconhecimento do trabalho docente, em escolas com performances contrastantes, sob as lentes da Psicodinâmica do Trabalho. A pesquisa investiga se há diferença na dinâmica do reconhecimento e nas vivências de prazer-sofrimento de docentes que atuam em escolas com diferentes desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A metodologia foi de natureza qualitativa com realização de entrevistas com docentes do terceiro ano. Identificou-se diferenciação nas vivências das docentes em comparação aos diferentes desempenhos das escolas no IDEB. Tal resultado confirmou o pressuposto assumido na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Batista, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2013). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Docente e pesquisadora na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Experiência em pesquisa na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: psicodinâmica do trabalho, mudanças nas organizações e na administração sob o capitalismo flexível, pesquisa qualitativa.

Andressa Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Mestra em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2021). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Experiência em pesquisa na área de Administração, atuando principalmente nos temas: psicodinâmica do trabalho, trabalho docente e EAD.

Jorge Evaristo, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2015) e mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Atualmente é bolsista capes da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Direito, Meio Ambiente e Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, reconhecimento no trabalho, saúde e adoecimento no trabalho.

Downloads

Publicado

2023-05-30

Edição

Seção

Artigos/Papers