Práticas avaliativas e os impactos na formação discente no curso de Ciências Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v17i1.57051

Resumo

Este estudo investigou as práticas avaliativas utilizadas pelos docentes e seus impactos na formação dos discentes de Ciências Contábeis de uma IES pública no sul do Brasil durante a pandemia, sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. A pesquisa envolveu questionários para alunos e professores, com análise quantitativa e qualitativa dos resultados. As práticas mais comuns no ensino remoto foram a avaliação formativa e atividades avaliadas. A dimensão pedagógica teve um impacto positivo na formação dos discentes, enquanto a dimensão emocional foi influenciada pela empatia do docente, e na dimensão ética foram identificados competência e compromisso com a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deize Aires Neves, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda no Curso de Pós-Graduação de Contabilidade - PPGCONT, na linha de Educação e Pesquisa em Contabilidade na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2015).

Daiane Sotoriva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda em Contabilidade com ênfase em Educação e Pesquisa em Contabilidade/ Pós-Graduação de Contabilidade - PPGCONT - Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pós-Graduada - Especialização Ciências Contábeis - FURG. Atualmente atuo como Analista de Suporte com foco em eSocial, Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e Folha de Pagamento na empresa Metadados Assessoria e Sistema em RH e prestando Assessoria em DP e eSocial (envios, conferências, fechamentos, DCTF Web) de forma autônoma.

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.                

Flávia Verônica Silva Jacques, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Política Social e Direitos Humanos - 2020 (Universidade Católica de Pelotas - UCPEL), Mestre em Contabilidade e Controladoria - 2011 (UNISINOS), Especialista em Gestão Pública - 2006 (Faculdade Atlântico Sul), Graduada em Ciências Contábeis (Universidade Federal do Rio Grande - FURG). Professora Adjunta - Dedicação Exclusiva do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atua como docente permanente nos cursos de Mestrado em Contabilidade e de Especialização em Contabilidade na FURG. E atua como docente permanente no Curso de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP. É Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da FURG (Portaria n° 875/2022) e já foi Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Ciências Contábeis do ICEAC (Portaria n°: 829/2012). Integrante da Comissão de Estudos de Acompanhamento da Área do Ensino Superior do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS) conforme Portaria CRCRS N° 052-2022. Áreas de Atuação em Ensino e Pesquisas: Políticas Públicas; Transparência e Governança Pública; Políticas Educacionais para Pessoa com Deficiência e Tecnologias da educação; Contabilidade Aplicada a área pública e sem fins lucrativos; Educação e Pesquisa em Contabilidade.

Downloads

Publicado

2023-05-30

Edição

Seção

Artigos/Papers