Disponibilidade estendida no trabalho dos servidores da Polícia Federal no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v17i3.57980Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar os efeitos da disponibilidade estendida no trabalho sobre a exaustão emocional, o distanciamento psicológico e o conflito trabalho-família, a partir do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC). As percepções dos servidores da Polícia Federal do Brasil (PF) foram analisados por modelagem de equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais. Os resultados indicaram que o uso das TIC após o expediente impacta a disponibilidade estendida, e esta impacta negativamente o distanciamento psicológico, bem como potencializa conflitos na relação trabalho-família. Não foi confirmada a relação negativa entre disponibilidade estendida e exaustão emocional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.