Adoção e manutenção do e-commerce

Diferenças de antes e durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v17i3.58013

Resumo

A pesquisa tem objetivo de analisar o efeito das pressões institucionais na percepção de barreiras e benefícios na adoção e manutenção do e-commerce em MPMEs brasileiras, antes e durante a pandemia. A amostra foi constituída de administradores das MPMEs, no total de 120 e 211 respondentes no período pré e durante a pandemia, respectivamente. Empregou-se a Modelagem de Equações Estruturais e Análise Multigrupo. Os resultados apontam diferenças das percepções dos benefícios e barreiras antes e durante a pandemia. Ressalta-se que houve um aumento da percepção dos benefícios e diminuição na percepção de barreiras para adoção do e-commerce.

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Biografia do Autor

Henrique Adriano de Sousa, Universidade Federal do Paraná

Doutorando e Mestre em Contabilidade (UFPR). Bacharel em Ciências Contábeis (UFPR). Bacharel em Administração (UNIPAR). Professor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis (UNIPAR).

Gabriela de Abreu Passos, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda e Mestre em Contabilidade (UFPR). Bacharel em Ciências Contábeis (UFPR). Professora do departamento de Contabilidade da UEPG.

Everton Lucio Soares de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Contabilidade (UFPR). Bacharel em Adminsitração e Ciências Contábeis (UNIPAR).

Luciana Klein, Universidade Federal do Paraná

Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Contabilidade (UFPR).

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Publicado

2023-10-26

Edição

Seção

Artigos/Papers