Histórias de velhos belorizontinos vulneráveis ao crédito consignado
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v18i1.59065Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as histórias e memórias dos empréstimos consignados realizados por velhos em Belo Horizonte. Utilizamos das convergências entre as metodologias histórica e qualitativa e triangulamos 15 entrevistas narrativas semiestruturadas com a análise documental e anotações de caderno de campo. Partindo da Análise de Narrativa Temática, apresentamos os resultados. Destacamos que os participantes desvelam em suas memórias o funcionamento do sistema de dívida, sobrelevando a vulnerabilidade da população velha frente às estratégias das instituições financeiras. Contribuímos para o avanço de estudos de grupos sociais marginalizadas pelo mainstream acadêmico, ressaltando sujeitos por vezes não vistos e silenciados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.