Histórias de velhos belorizontinos vulneráveis ao crédito consignado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v18i1.59065

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as histórias e memórias dos empréstimos consignados realizados por velhos em Belo Horizonte. Utilizamos das convergências entre as metodologias histórica e qualitativa e triangulamos 15 entrevistas narrativas semiestruturadas com a análise documental e anotações de caderno de campo. Partindo da Análise de Narrativa Temática, apresentamos os resultados. Destacamos que os participantes desvelam em suas memórias o funcionamento do sistema de dívida, sobrelevando a vulnerabilidade da população velha frente às estratégias das instituições financeiras. Contribuímos para o avanço de estudos de grupos sociais marginalizadas pelo mainstream acadêmico, ressaltando sujeitos por vezes não vistos e silenciados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edivane Reis Duarte Fonseca, UFMG

Bacharela em Administração, Departamento de Administração - Universidade Federal de Minas Gerais (CAD/UFMG).

Gabriel Farias Alves Correia, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando e Mestre em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do NEOS - Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade.

 

Marcos Paulo de Oliveira Corrêa , UFMG

Doutorando e Mestre em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do NEOS - Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade.

Alexandre de Pádua Carrieri, UFMG

Professor titular do Departamento de Administração (CAD) e do Centro de Pós-Graduação e Estudos em Administração - Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG). Doutor em Administração (CEPEAD/UFMG). Subcoordenador do NEOS - Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade.

Downloads

Publicado

2024-01-26

Edição

Seção

Artigos/Papers