Capital intelectual e o desempenho dos institutos federais

Autores

  • Diana Lúcia Ramos Balbino Navarro Fucape Business School
  • Francisco Antonio Bezerra Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v17i3.60167

Resumo

O presente estudo tem como objetivo verificar a influência dos gastos relacionados com o capital intelectual e de seus componentes (capital humano, capital de cliente e capital estrutural) sobre o desempenho da educação nas instituições de ensino, especificamente nos Institutos Federais, nos anos de 2017 a 2019, com base no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Utilizou-se o modelo dos Métodos Quadrados Ordinários (MQO). Os resultados evidenciaram que o capital intelectual e o capital humano se relacionaram positivamente com as notas do ENEM.

Downloads

Biografia do Autor

  • Diana Lúcia Ramos Balbino Navarro, Fucape Business School

    Diana Lúcia Ramos Balbino Navarro

    Mestre em Ciências Contábeis e Administração

    Fucape Business School

    dianalrbn@hotmail.com

  • Francisco Antonio Bezerra, Fucape Business School

    Francisco Antonio Bezerra

    Doutor em Controladoria e Contabilidade

    Fucape Business School

    francisco@fucape.br

    https://orcid.org/0000-0002-0427-8742

Downloads

Publicado

2023-10-26

Edição

Seção

Artigos/Papers