Assessment of technical skills and the use of industry 4.0 tools
A study in the manufacturing sector
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v17i4.60260Resumo
A qualificação para a manufatura avançada é um dos requisitos primordiais para o sucesso das fábricas inteligentes na quarta revolução industrial. Por esta razão, este artigo tem por objetivo identificar a percepção dos trabalhadores de indústrias de manufatura, sediadas no estado de Pernambuco/Nordeste do Brasil, quanto às competências técnicas e uso de ferramentas da indústria 4.0. Para tal propósito, realizou-se uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, do tipo survey, com aplicação de questionário eletrônico com 392 respondentes, com dados coletados por conveniência, utilizando a análise estatística descritiva para mensuração dos resultados obtidos. Constatou-se que os trabalhadores estão mais habituados com as tecnologias da digitalização e da Internet das Coisas, tendo interesse de realizar capacitações, inclusive no formato de Educação à Distância, nas áreas de informática básica, Inteligência Artificial, Segurança Cibernética e Integração de Sistemas de Produção Inteligente. Os resultados podem ser utilizados no diagnóstico de competências para subsidiar ações de melhoria de processos e capacitações no âmbito da indústria 4.0, além de propiciar contribuições metodológicas que podem ser replicadas nas indústrias de outros estados do Brasil e em outros países com o nível de maturidade próximos ao do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.