Cultura e comportamentos de cidadania organizacional em uma Instituição de Ensino Superior
Uma aplicação de modelagem de equações estruturais
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v18i4.62139Resumo
Este estudo objetivou analisar como diferentes características culturais afetam o Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO) em Instituições de Ensino Superior. A amostra foi de 401 servidores de uma Universidade Federal. O questionário utilizou a escala de Avaliação da Cultura Organizacional (OCAI) e de CCO. Utilizou-se modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Como resultado, verificou-se predominância das culturas hierárquica e clã, além de altos escores de CCO. Concluiu-se que os CCO-I são impactados positivamente pelas culturas clã (H1a), adhocrática (H3a) e de mercado (H4a), enquanto os CCO-O são influenciados pelas culturas clã (H1b), hierárquica (H2a) e adhocrática (H3b).
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