Unveiling students’ indebtedness
Financial behavior or financial knowledge
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v19i1.63773Resumo
Há uma preocupação crescente com o aumento do endividamento entre jovens estudantes de diferentes culturas, especialmente em países com fraudes, questões éticas e iscas de loteria. Um modelo de equações estruturais foi testado em uma amostra de estudantes de uma universidade privada da cidade de São Paulo. Os resultados mostram que as decisões planejadas de consumo, investimento e poupança diminuem o nível de endividamento, enquanto o conhecimento financeiro e o comportamento de crédito aumentam o nível de endividamento estudantil. Os resultados sugerem que trabalhar no comportamento e proporcionar experiências de aprendizagem dá melhores resultados do que investir apenas no conhecimento.
Downloads
Referências
Abreu, E. G. (2009). Certificação ANBID CPA 10: 400 questões de prova com gabarito comentado. Novatec Editora. https://books.google.com.br/books?id=pz_QHkkOuBwC&printsec=copyright&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false
Achtziger, A., Hubert, M., Kenning, P., Raab, G. & Reisch, L. (2015). Debt out of control: The links between self-control, compulsive buying, and real debts. Journal of Economic Psychology, 49, 141-149. https://doi.org/10.1016/j.joep.2015.04.003
Agarwal, S., Driscoll, J. C., Gabaix, X. & Laibson, D. (2009). The Age of Reason: Financial Decisions over the Life-Cycle with Implications for Regulation. Brookings Papers on Economic Activity Fall, 2, 51-117. https://doi.org/10.1353/eca.0.0067
Amadeu, J. R. (2009). A educação financeira e sua influência nas decisões de consumo e investimento: proposta de inserção da disciplina na matriz curricular. [Dissertação de Mestrado, Universidade do Oeste Paulista]. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UOES_9081900b407a35e9b9520cd354a27656
Anz. (2015). Survey of adult financial literacy in Austrália: Full report of the results from the 2014 ANZ survey. The Social Research Centre. https://www.anz.com/resources/3/1/31cbc1fd-9491-4a22-91dc-4c803e4c34ab/adult-financial-literacy-survey-full-results.pdf
Ariely, D. (2008). Previsivelmente Irracional. Alta Books.
Asmalidar; W., Pramoto, A. & Warokka, A. (2019, de 13 a 14 de novembro). Millennials’ financial literacy and demographic characteristics: lessons from public urban universities. 34th International-Business-InformationManagement-Association (IBIMA) Conference, Madrid, Spain. https://ibima.org/accepted-paper/millennials-financial-literacy-and-demographic-characteristics-lessons-from-public-urban-universities/
Atkinson, A. & Messy, F. (2012). Measuring Financial Literacy: Results of the OECD / International Network on Financial Education (INFE) Pilot Study. OECD Working Papers on Finance: Insurance and Private Pensions, 15, 1-73. https://doi.org/10.1787/20797117
Avdzejus, E. E., Santos, A. C. & Santanta, J. O. (2012, 24, 25 e 26 de outubro). Endividamento precoce: Uma análise da concessão de crédito e dos fatores que influenciam no endividamento de jovens universitários da faculdade UNIME no Município de Lauro de Freitas/BA. IX Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGeT), Resende, Brasil. https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/61416762.pdf
Balestra, C. & Tonkin, R. (2018). Inequalities in household wealth across OECD countries: Evidence from the OECD Wealth Distribution Database. OECD Statistics Working Papers, 1, 1-71. https://doi.org/10.1787/7e1bf673-en
Bannier, C. & Schwarz, M. (2018). Gender and education: related effects of financial literacy and confidence on financial wealth. Journal of Economic Psychology, 67(1), 66-86. https://doi.org/10.1016/j.joep.2018.05.005
Bertaut, C. C. & Haliassos, M. (2006). Credit Cards: Facts and Theories. SSRN Electronic Journal, (19), 1-52. urn:nbn:de:hebis:30-33257
Block-Lieb, S. & Janger, E. J. (2006). The Myth of the Rational Borrower: Rationality, Behavioralism, and the Misguided “Reform” of Bankruptcy Law. Texas Law Review, 84, 1482-1565.
Bottazzi, R., Jappelli, T. & Padula, M. (2011). The portfolio effect of pension reforms: evidence from Italy. Journal of Pension Economics & Finance, 10(1), 75-97. https://doi.org/10.1017/S147474721000003X
Calamato, M. P. (2010). Learning Financial Literacy in the Family. [Dissertação de Mestrado, San Jose State University]. ScholarWorks. https://doi.org/10.31979/etd.4e8a-5y4r
Campara, J. P., Vieira, K. M. & Ceretta, P. S. (2016). Entendendo a atitude ao endividamento: fatores comportamentais e variáveis socioeconômicas o determinam? Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), 15(1), 5-24. https://doi.org/10.21529/RECADM.2016002.
Carvalho, G. (2007). Introdução as Finanças Internacionais. Pearson Prentice Hall.
Cheah, J., Thurasamy, R., Memon, M. A., Chuah, F. & Ting, H. (2020). Multigroup Analysis using SmartPLS: Step-by-Step Guidelines for Business Research. Mag Scholar Marketing in Asia Group, 10(3), 1-10. https://doi.org/10.14707/ajbr.200087
Chen, H. & Volpe, R. P. (1998). An Analysis of Personal Financial Literacy Among College Students. Financial Services Review, 7(2), 107-128. https://doi.org/10.1016/S1057-0810(99)80006-7Get rights and content
Cohen, J. (2013). Statistical power analysis for the behavioral sciences. Kobo Editions.
Cunha, G. (2022). Crédito estudantil desafia Estados Unidos: Haverá perdão da dívida? Entenda. Valor Investe. https://valorinveste.globo.com/educacao-financeira/noticia/2022/03/07/credito-estudantil-desafia-estados-unidos-havera-perdao-da-divida-entenda.ghtml
Dancey, C. P. & Reidy, J. (2006). Estatística sem matemática: para psicologia usando SPSS para Windows. Artmed.
Douissa, I. B. (2020). Factors affecting College students’ multidimensional financial literacy in the Middle East. International Review of Economics Education, 35, 1-20. https://doi.org/10.1016/j.iree.2019.100173
Finke, M. S., Howe, J. S. & Huston, S. J. (2016). Old Age and the decline in financial literacy. Management Sciense, 63(1), 1-41. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1948627
Flores, S. A. M. (2012). Modelagem de equações estruturais aplicada à propensão ao endividamento: Uma análise de fatores comportamentais. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Repositório Digital da UFSM. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/4621
Flores, S. A. & Bidarte, M. V. (2019). Style consumption and propensity to indebtedness: Evidence on the peace border. Revista de Administração UFSM, 12(1), 142-158. https://doi.org/10.5902/1983465917740
Fornell, C. & Larcker, D. F. (1981). Evaluating Structural Equation Models with Unobservable Variables and Measurement Error. Journal of Marketing Research, 18(1), 39-50. https://doi.org/10.2307/3151312
French, D. & Mckillop, D. (2016). Financial literacy and over-indebtedness in low-income households. International Review of Financial Analysis, 48, 1-11. https://doi.org/10.1016/j.irfa.2016.08.004
Gathergood, J. (2011). Self-Control, financial literacy and consumer indebtedness. Journal of Economic Psychology, 33(3), 1-44. https://doi.org/10.2139/ssrn.1873369
Gathergood, J. & Disney, R. F. (2011). Financial literacy and indebtedness: New evidence for U.K. consumers. SSRN Electronic Journal, 1-39. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1851343
Giné, X., Garcia, N. & Gómez-González, J. (2017). Financial information in Colombia. Policy Research Working Paper: World Bank Group, 7998, 1-28. http://hdl.handle.net/10986/26248
Grohs-Müller, S. & Greimel-Fuhrmann, B. (2018). Students’ money attitudes and financial behaviour: A study on the relationship between two components of financial literacy. Empirische Pädagogik, 32(3-4), 369-386.
Hair, J. F., Hult, G. T. M., Ringle, C. M. & Sarstedt, M. (2016). A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). SAGE-USA. https://eli.johogo.com/Class/CCU/SEM/_A%20Primer%20on%20Partial%20Least%20Squares%20Structural%20Equation%20Modeling_Hair.pdf
Henseler, J., Ringle, C. M. & Sinkovic, R. R. (2009). The use of partial least squares path modeling in international marketing. Advances In International Marketing, 20, 277-319. https://doi.org/10.1108/S1474-7979(2009)0000020014
Kadoya, Y. & Khan, M. S. R. (2020). What determines financial literacy in Japan? Journal of Pension Economics & Finance, 19(3), 353-371. https://doi.org/10.1017/S1474747218000379
Keese, M. (2012). Who feels constrained by high debt burdens? Subjective vs. objective measures of household debt. Journal of Economic Psychology, 33(1), 125-141. https://doi.org/10.1016/j.joep.2011.08.002
Kempson, E. (2009). Framework for the development of financial literacy baseline surveys: A first international comparative analysis. OECD Working Papers on Finance, Insurance and Private Pensions, 1. OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/5kmddpz7m9zq-en
Kim, H. & Devaney, S. A. (2001). The determinants of outstanding balances among credit card revolvers. Journal of Financial Counseling and Planning, 12(1), 67-79.
Kock, N. (2015). Common method bias in PLS-SEM: A full collinearity assessment approach. International Journal of e-Collaboration, 11(4), 1-10. https://doi.org/10.4018/ijec.2015100101
Kühl, M. R., Valer, T. & Gusmão, I. B. (2016). Alfabetização financeira: Evidências e percepções em uma cooperativa de crédito. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 11(2), 53-80. https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i2.13379
Kunkel, F. I. R., Vieira, K. M. & Potrich, A. C. G. (2015). Causas e consequências da dívida no cartão de crédito: Uma análise multifatores. Finanças & Contabilidade - Revista de Administração, 50(2), 169-182. https://doi.org/10.5700/rausp1192
Laibson, D. (1997). Golden eggs and hyperbolic discounting. The Quarterly Journal of Economics, 112(2), 443-478. https://www.jstor.org/stable/2951242
Lucci, C. R., Zerrenner, S. A. & Verrone, M. A. G. (2006, 10 e 11 de agosto). A influência da educação financeira nas decisões de consumo e investimento dos indivíduos. IX SEMEAD, São Paulo, Brasil. https://sistema.semead.com.br/9semead/resultado_semead/
Lusardi, A. & Mitchell, O. S. (2011). Financial literacy and planning: implications for retirement wellbeing. NBER Working Paper Series, (17078), 1-37. https://www.nber.org/system/files/working_papers/w17078/w17078.pdf
Lusardi, A. & Tufano, P. (2015). Debt literacy, financial experiences, and overindebtedness. Journal of Pension Economics and Finance, 14(4), 332-368. https://doi.org/10.1017/S1474747215000232
Lyons, A. C. (2004). A profile of financially at-risk college students. The Journal of Consumer Affairs, 38(1), 56-80. https://doi.org/10.1111/j.1745-6606.2004.tb00465.x
Lyons, A. C. (2007). Credit practices and financial education needs of Midwest College students. SSRN Electronic Journal, 1-62. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1060801
Mandell, L. (2008). The financial literacy of young American adults: Results of the 2008 National Jump$tart Coalition Survey of High School and College Students. Junp$tart Coalition for Personal Financial Literacy. https://views.smgww.org/assets/pdf/2008%20JumpStart%20Financial%20Literacy%20Survey.pdf
Matta, R. O. B. (2007). Oferta e demanda de informação financeira pessoal: o Programa de Educação Financeira do Banco Central do Brasil e os universitários do Distrito Federal. [Tese de Doutorado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB.
Mckenzie, V. M. (2009). The financial literacy of university students: A comparison of graduating seniors' financial literacy and debt level. [Tese de Doutorado, University of South Florida]. Digital Commons at the University of South Florida. https://digitalcommons.usf.edu/etd/2094/
Mendes-Da-Silva, W., Nakamura, W. T. & Moraes, D. C. (2012). Credit card risk behavior on college campuses: Evidence from Brazil, Brazilian Administration Revies (BAR), 9(3), 351-373. https://doi.org/10.1590/S1807-76922012000300007
Minella, J. M., Bertosso, H., Pauli, J. & Corte, V. F. D. (2017). A influência do materialismo, educação financeira e valor atribuído ao dinheiro na propensão ao endividamento de jovens. Revista Gestão e Planejamento, 18, 182-201. https://doi.org/10.21714/2178-8030gep.v18.4257
Nascimento, J. C. H. B. & Macedo, M. A. S. (2016). Modelagem de equações estruturais com Mínimos Quadrados Parciais: Um exemplo da aplicação do SmartPLS® em pesquisas em contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 10(3), 289-313. https://doi.org/10.17524/repec.v10i3.1376.
Norvilitis, J. M. & Santa Maria, P. (2002). Credit card debt on college campuses: Causes, consequences, and solutions. College Student Journal, 36(3), 357-364.
Norvilitis, J. M., Merwin, M. M., Osberg, T. M., Roehling, P. V., Young, P. & Kamas, M. M. (2006). Personality factors, money attitudes, financial knowledge, and credit-card debt in college students. Journal of Applied Social Psychology, 36(6), 1395-1413. https://doi.org/10.1111/j.0021-9029.2006.00065.x
Nunes, B., Rogers, P. & Cunha, G. (2019). O papel do autocontrole nas decisões financeiras. In: F. Ávila & A. M. Bianchi (Orgs.) Guia de Economia comportamental e experimental (2ª ed., pp. 190-199). Economiacomportamental.org. https://www.economiacomportamental.org/guia/
Observatório do Endividamento dos Consumidores. (2002). Endividamento e sobreendividamento das famílias: conceitos e estatísticas para sua avaliação. Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. https://oec.ces.uc.pt/biblioteca/pdf/pdf_estudos_realizados/estudo_parte2%20cap_1.pdf
OECD. (2013). Financial literacy and inclusion: Results of OECD/INFE survey across countries and by gender. OECD Centre.
OECD. (2015). OECD/INFE Toolkit for measuring financial literacy and financial inclusion. OECD Publishing.
OECD. (2019). PISA 2018 Assessment and analytical framework. OECD Publishing. https://www.oecd.org/en/publications/pisa-2018-assessment-and-analytical-framework_b25efab8-en.html
Oliveira, S. F. (2020). Influence of behavioral factors on the propensity for indebtedness of university students. Revista de Administração da UFSM, 13(4), 829-849. http://dx.doi.org/10.5902/ 19834659 35196
Pietras, G. (2014). Uma abordagem sobre matemática financeira e educação financeira no ensino médio. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Ponta Grossa]. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEPG_a3786c86cf4f19623f7e924a0cccb0b5
Ponchio, M. C. (2006). The influence of materialism on consumption indebtedness in the contexto of low-income consumers from the city of São Paulo. [Tese de Doutorado, Fundação Getúlio Vargas]. FGV Sistema de Bibliotecas. https://repositorio.fgv.br/items/0c6087f0-a7da-49a8-b12d-88eb13348212
Potrich, A. C. G., Vieira, K. M. & Kirch, G. (2015). Determinants of financial literacy: Analysis of the influence of socioeconomic and demographic variables. Revista Contabilidade & Finanças, 26(69), 362-377. https://doi.org/10.1590/1808-057x201501040.
Potrich, A. C. G., Vieira, K. M. & Kirch, G. (2016). Você é alfabetizado financeiramente? Descubra no termômetro de alfabetização financeira. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, 13(2), 153-170. http://hdl.handle.net/10438/18826.
Potrich, A. C. G. & Vieira, K. M. (2018). Demystifying financial literacy: A behavioral perspective analysis. Management Research Review, 41(9), 1047-1068. https://doi.org/10.1108/MRR-08-2017-0263.
Ramalho, T. B. & Forte, D. (2019). Financial literacy in Brazil – do knowledge and self-confidence relate with behavior? RAUSP Management Journal, 54(1), 77-95. https://doi.org/10.1108/RAUSP-04-2018-0008.
Ringle, C. M., Silva, D. & Bido, D. (2014). Modelagem de equações estruturais com utilização do SmartPLS. Revista Brasileira de Marketing, 13(2), 56-73. https://doi.org/10.5585/remark.v13i2.2717
Santos, D. B., Mendes-Da-Silva, W. & Gonzalez, L. (2018). Déficit de alfabetização financeira induz ao uso de empréstimos em mercados informais. Revista de Administração de Empresas (RAE), 58(1), 44-59. https://doi.org/10.1590/s0034-759020180105
Scheresberg, C. B. (2013). Financial literacy and financial behavior among young adults: evidence and implications. Numeracy: Advancing Education in Quantitative Literacy, 6(2), 1-21. http://dx.doi.org/10.5038/1936-4660.6.2.5
Sevim, N., Temizel, F. & Sayilir, O. (2012). The effects of financial literacy on the borrowing behavior of Turkish financial consumers. International Journal of Consumers Studies, 36(5), 573-579. http://dx.doi.org/10.1111/j.1470-6431.2012.01123.x
Shockey, S. S. (2002). Low-wealth adults' financial literacy money management behaviors and associated factors including critical thinking. [Tese de Doutorado, The Ohio State University]. Ohio Link. https://etd.ohiolink.edu/acprod/odb_etd/etd/r/1501/10?clear=10&p10_accession_num=osu1486402544590666
Silva, T. P., Magro, C. B. D., Gorla, M. C. & Nakamura, W. T. (2017). Financial education level of high school students and its economic reflections. Revista de Administração, 52, 285-303. https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.12.010
Stiglitz, J. E. (1997). Economics. Library of Congress Catalog in Publication Data.
Teles, A. L. V. (2022). Literacia financeira: O conhecimento financeiro dos portugueses. [Dissertação de Mestrado, Instituto Universitário de Lisboa]. ISCTE. https://www.iscte-iul.pt/tese/13873
Tenenhaus, M., Vinzi, V. E., Chatelin, Y. & Lauro, C. (2005). PLS path modeling. Computational Statistics & Data Analysis, 48, 159-205. https://doi.10.1016/j.csda.2004.03.005
Vieira, K. M., Fraga, L. S., Valcanover, V. M., Cattelan, V. D., Flores, S. A. M. & Campara, J. P. (2016). De onde vem o bem-estar financeiro? Análise dos fatores comportamentais, do gerenciamento financeiro e da renda. Teoria e Prática em Administração, 6(2), 136-171. http://dx.doi.org/10.21714/2238-104X2016v6i2-28730
Xiao, J. J., Tang, C., Serido, J. & Shim, S. (2011). Antecedents and consequences of risky credit behavior among college students: application and extension of the theory of planned behavior. Journal of Public Policy & Marketing, 30(2), 239-258. https://www.jstor.org/stable/23209278
Zerrenner, S. A. (2007). Estudo sobre as razões para o endividamento da população de baixa renda. [Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://doi.org/10.11606/D.12.2007.tde-13112007-120236
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.