Unveiling students’ indebtedness

Financial behavior or financial knowledge

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v19i1.63773

Resumo

Há uma preocupação crescente com o aumento do endividamento entre jovens estudantes de diferentes culturas, especialmente em países com fraudes, questões éticas e iscas de loteria. Um modelo de equações estruturais foi testado em uma amostra de estudantes de uma universidade privada da cidade de São Paulo. Os resultados mostram que as decisões planejadas de consumo, investimento e poupança diminuem o nível de endividamento, enquanto o conhecimento financeiro e o comportamento de crédito aumentam o nível de endividamento estudantil. Os resultados sugerem que trabalhar no comportamento e proporcionar experiências de aprendizagem dá melhores resultados do que investir apenas no conhecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abreu, E. G. (2009). Certificação ANBID CPA 10: 400 questões de prova com gabarito comentado. Novatec Editora. https://books.google.com.br/books?id=pz_QHkkOuBwC&printsec=copyright&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

Achtziger, A., Hubert, M., Kenning, P., Raab, G. & Reisch, L. (2015). Debt out of control: The links between self-control, compulsive buying, and real debts. Journal of Economic Psychology, 49, 141-149. https://doi.org/10.1016/j.joep.2015.04.003

Agarwal, S., Driscoll, J. C., Gabaix, X. & Laibson, D. (2009). The Age of Reason: Financial Decisions over the Life-Cycle with Implications for Regulation. Brookings Papers on Economic Activity Fall, 2, 51-117. https://doi.org/10.1353/eca.0.0067

Amadeu, J. R. (2009). A educação financeira e sua influência nas decisões de consumo e investimento: proposta de inserção da disciplina na matriz curricular. [Dissertação de Mestrado, Universidade do Oeste Paulista]. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UOES_9081900b407a35e9b9520cd354a27656

Anz. (2015). Survey of adult financial literacy in Austrália: Full report of the results from the 2014 ANZ survey. The Social Research Centre. https://www.anz.com/resources/3/1/31cbc1fd-9491-4a22-91dc-4c803e4c34ab/adult-financial-literacy-survey-full-results.pdf

Ariely, D. (2008). Previsivelmente Irracional. Alta Books.

Asmalidar; W., Pramoto, A. & Warokka, A. (2019, de 13 a 14 de novembro). Millennials’ financial literacy and demographic characteristics: lessons from public urban universities. 34th International-Business-InformationManagement-Association (IBIMA) Conference, Madrid, Spain. https://ibima.org/accepted-paper/millennials-financial-literacy-and-demographic-characteristics-lessons-from-public-urban-universities/

Atkinson, A. & Messy, F. (2012). Measuring Financial Literacy: Results of the OECD / International Network on Financial Education (INFE) Pilot Study. OECD Working Papers on Finance: Insurance and Private Pensions, 15, 1-73. https://doi.org/10.1787/20797117

Avdzejus, E. E., Santos, A. C. & Santanta, J. O. (2012, 24, 25 e 26 de outubro). Endividamento precoce: Uma análise da concessão de crédito e dos fatores que influenciam no endividamento de jovens universitários da faculdade UNIME no Município de Lauro de Freitas/BA. IX Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGeT), Resende, Brasil. https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/61416762.pdf

Balestra, C. & Tonkin, R. (2018). Inequalities in household wealth across OECD countries: Evidence from the OECD Wealth Distribution Database. OECD Statistics Working Papers, 1, 1-71. https://doi.org/10.1787/7e1bf673-en

Bannier, C. & Schwarz, M. (2018). Gender and education: related effects of financial literacy and confidence on financial wealth. Journal of Economic Psychology, 67(1), 66-86. https://doi.org/10.1016/j.joep.2018.05.005

Bertaut, C. C. & Haliassos, M. (2006). Credit Cards: Facts and Theories. SSRN Electronic Journal, (19), 1-52. urn:nbn:de:hebis:30-33257

Block-Lieb, S. & Janger, E. J. (2006). The Myth of the Rational Borrower: Rationality, Behavioralism, and the Misguided “Reform” of Bankruptcy Law. Texas Law Review, 84, 1482-1565.

Bottazzi, R., Jappelli, T. & Padula, M. (2011). The portfolio effect of pension reforms: evidence from Italy. Journal of Pension Economics & Finance, 10(1), 75-97. https://doi.org/10.1017/S147474721000003X

Calamato, M. P. (2010). Learning Financial Literacy in the Family. [Dissertação de Mestrado, San Jose State University]. ScholarWorks. https://doi.org/10.31979/etd.4e8a-5y4r

Campara, J. P., Vieira, K. M. & Ceretta, P. S. (2016). Entendendo a atitude ao endividamento: fatores comportamentais e variáveis socioeconômicas o determinam? Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), 15(1), 5-24. https://doi.org/10.21529/RECADM.2016002.

Carvalho, G. (2007). Introdução as Finanças Internacionais. Pearson Prentice Hall.

Cheah, J., Thurasamy, R., Memon, M. A., Chuah, F. & Ting, H. (2020). Multigroup Analysis using SmartPLS: Step-by-Step Guidelines for Business Research. Mag Scholar Marketing in Asia Group, 10(3), 1-10. https://doi.org/10.14707/ajbr.200087

Chen, H. & Volpe, R. P. (1998). An Analysis of Personal Financial Literacy Among College Students. Financial Services Review, 7(2), 107-128. https://doi.org/10.1016/S1057-0810(99)80006-7Get rights and content

Cohen, J. (2013). Statistical power analysis for the behavioral sciences. Kobo Editions.

Cunha, G. (2022). Crédito estudantil desafia Estados Unidos: Haverá perdão da dívida? Entenda. Valor Investe. https://valorinveste.globo.com/educacao-financeira/noticia/2022/03/07/credito-estudantil-desafia-estados-unidos-havera-perdao-da-divida-entenda.ghtml

Dancey, C. P. & Reidy, J. (2006). Estatística sem matemática: para psicologia usando SPSS para Windows. Artmed.

Douissa, I. B. (2020). Factors affecting College students’ multidimensional financial literacy in the Middle East. International Review of Economics Education, 35, 1-20. https://doi.org/10.1016/j.iree.2019.100173

Finke, M. S., Howe, J. S. & Huston, S. J. (2016). Old Age and the decline in financial literacy. Management Sciense, 63(1), 1-41. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1948627

Flores, S. A. M. (2012). Modelagem de equações estruturais aplicada à propensão ao endividamento: Uma análise de fatores comportamentais. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Repositório Digital da UFSM. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/4621

Flores, S. A. & Bidarte, M. V. (2019). Style consumption and propensity to indebtedness: Evidence on the peace border. Revista de Administração UFSM, 12(1), 142-158. https://doi.org/10.5902/1983465917740

Fornell, C. & Larcker, D. F. (1981). Evaluating Structural Equation Models with Unobservable Variables and Measurement Error. Journal of Marketing Research, 18(1), 39-50. https://doi.org/10.2307/3151312

French, D. & Mckillop, D. (2016). Financial literacy and over-indebtedness in low-income households. International Review of Financial Analysis, 48, 1-11. https://doi.org/10.1016/j.irfa.2016.08.004

Gathergood, J. (2011). Self-Control, financial literacy and consumer indebtedness. Journal of Economic Psychology, 33(3), 1-44. https://doi.org/10.2139/ssrn.1873369

Gathergood, J. & Disney, R. F. (2011). Financial literacy and indebtedness: New evidence for U.K. consumers. SSRN Electronic Journal, 1-39. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1851343

Giné, X., Garcia, N. & Gómez-González, J. (2017). Financial information in Colombia. Policy Research Working Paper: World Bank Group, 7998, 1-28. http://hdl.handle.net/10986/26248

Grohs-Müller, S. & Greimel-Fuhrmann, B. (2018). Students’ money attitudes and financial behaviour: A study on the relationship between two components of financial literacy. Empirische Pädagogik, 32(3-4), 369-386.

Hair, J. F., Hult, G. T. M., Ringle, C. M. & Sarstedt, M. (2016). A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). SAGE-USA. https://eli.johogo.com/Class/CCU/SEM/_A%20Primer%20on%20Partial%20Least%20Squares%20Structural%20Equation%20Modeling_Hair.pdf

Henseler, J., Ringle, C. M. & Sinkovic, R. R. (2009). The use of partial least squares path modeling in international marketing. Advances In International Marketing, 20, 277-319. https://doi.org/10.1108/S1474-7979(2009)0000020014

Kadoya, Y. & Khan, M. S. R. (2020). What determines financial literacy in Japan? Journal of Pension Economics & Finance, 19(3), 353-371. https://doi.org/10.1017/S1474747218000379

Keese, M. (2012). Who feels constrained by high debt burdens? Subjective vs. objective measures of household debt. Journal of Economic Psychology, 33(1), 125-141. https://doi.org/10.1016/j.joep.2011.08.002

Kempson, E. (2009). Framework for the development of financial literacy baseline surveys: A first international comparative analysis. OECD Working Papers on Finance, Insurance and Private Pensions, 1. OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/5kmddpz7m9zq-en

Kim, H. & Devaney, S. A. (2001). The determinants of outstanding balances among credit card revolvers. Journal of Financial Counseling and Planning, 12(1), 67-79.

Kock, N. (2015). Common method bias in PLS-SEM: A full collinearity assessment approach. International Journal of e-Collaboration, 11(4), 1-10. https://doi.org/10.4018/ijec.2015100101

Kühl, M. R., Valer, T. & Gusmão, I. B. (2016). Alfabetização financeira: Evidências e percepções em uma cooperativa de crédito. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 11(2), 53-80. https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i2.13379

Kunkel, F. I. R., Vieira, K. M. & Potrich, A. C. G. (2015). Causas e consequências da dívida no cartão de crédito: Uma análise multifatores. Finanças & Contabilidade - Revista de Administração, 50(2), 169-182. https://doi.org/10.5700/rausp1192

Laibson, D. (1997). Golden eggs and hyperbolic discounting. The Quarterly Journal of Economics, 112(2), 443-478. https://www.jstor.org/stable/2951242

Lucci, C. R., Zerrenner, S. A. & Verrone, M. A. G. (2006, 10 e 11 de agosto). A influência da educação financeira nas decisões de consumo e investimento dos indivíduos. IX SEMEAD, São Paulo, Brasil. https://sistema.semead.com.br/9semead/resultado_semead/

Lusardi, A. & Mitchell, O. S. (2011). Financial literacy and planning: implications for retirement wellbeing. NBER Working Paper Series, (17078), 1-37. https://www.nber.org/system/files/working_papers/w17078/w17078.pdf

Lusardi, A. & Tufano, P. (2015). Debt literacy, financial experiences, and overindebtedness. Journal of Pension Economics and Finance, 14(4), 332-368. https://doi.org/10.1017/S1474747215000232

Lyons, A. C. (2004). A profile of financially at-risk college students. The Journal of Consumer Affairs, 38(1), 56-80. https://doi.org/10.1111/j.1745-6606.2004.tb00465.x

Lyons, A. C. (2007). Credit practices and financial education needs of Midwest College students. SSRN Electronic Journal, 1-62. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1060801

Mandell, L. (2008). The financial literacy of young American adults: Results of the 2008 National Jump$tart Coalition Survey of High School and College Students. Junp$tart Coalition for Personal Financial Literacy. https://views.smgww.org/assets/pdf/2008%20JumpStart%20Financial%20Literacy%20Survey.pdf

Matta, R. O. B. (2007). Oferta e demanda de informação financeira pessoal: o Programa de Educação Financeira do Banco Central do Brasil e os universitários do Distrito Federal. [Tese de Doutorado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB.

Mckenzie, V. M. (2009). The financial literacy of university students: A comparison of graduating seniors' financial literacy and debt level. [Tese de Doutorado, University of South Florida]. Digital Commons at the University of South Florida. https://digitalcommons.usf.edu/etd/2094/

Mendes-Da-Silva, W., Nakamura, W. T. & Moraes, D. C. (2012). Credit card risk behavior on college campuses: Evidence from Brazil, Brazilian Administration Revies (BAR), 9(3), 351-373. https://doi.org/10.1590/S1807-76922012000300007

Minella, J. M., Bertosso, H., Pauli, J. & Corte, V. F. D. (2017). A influência do materialismo, educação financeira e valor atribuído ao dinheiro na propensão ao endividamento de jovens. Revista Gestão e Planejamento, 18, 182-201. https://doi.org/10.21714/2178-8030gep.v18.4257

Nascimento, J. C. H. B. & Macedo, M. A. S. (2016). Modelagem de equações estruturais com Mínimos Quadrados Parciais: Um exemplo da aplicação do SmartPLS® em pesquisas em contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 10(3), 289-313. https://doi.org/10.17524/repec.v10i3.1376.

Norvilitis, J. M. & Santa Maria, P. (2002). Credit card debt on college campuses: Causes, consequences, and solutions. College Student Journal, 36(3), 357-364.

Norvilitis, J. M., Merwin, M. M., Osberg, T. M., Roehling, P. V., Young, P. & Kamas, M. M. (2006). Personality factors, money attitudes, financial knowledge, and credit-card debt in college students. Journal of Applied Social Psychology, 36(6), 1395-1413. https://doi.org/10.1111/j.0021-9029.2006.00065.x

Nunes, B., Rogers, P. & Cunha, G. (2019). O papel do autocontrole nas decisões financeiras. In: F. Ávila & A. M. Bianchi (Orgs.) Guia de Economia comportamental e experimental (2ª ed., pp. 190-199). Economiacomportamental.org. https://www.economiacomportamental.org/guia/

Observatório do Endividamento dos Consumidores. (2002). Endividamento e sobreendividamento das famílias: conceitos e estatísticas para sua avaliação. Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. https://oec.ces.uc.pt/biblioteca/pdf/pdf_estudos_realizados/estudo_parte2%20cap_1.pdf

OECD. (2013). Financial literacy and inclusion: Results of OECD/INFE survey across countries and by gender. OECD Centre.

OECD. (2015). OECD/INFE Toolkit for measuring financial literacy and financial inclusion. OECD Publishing.

OECD. (2019). PISA 2018 Assessment and analytical framework. OECD Publishing. https://www.oecd.org/en/publications/pisa-2018-assessment-and-analytical-framework_b25efab8-en.html

Oliveira, S. F. (2020). Influence of behavioral factors on the propensity for indebtedness of university students. Revista de Administração da UFSM, 13(4), 829-849. http://dx.doi.org/10.5902/ 19834659 35196

Pietras, G. (2014). Uma abordagem sobre matemática financeira e educação financeira no ensino médio. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Ponta Grossa]. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEPG_a3786c86cf4f19623f7e924a0cccb0b5

Ponchio, M. C. (2006). The influence of materialism on consumption indebtedness in the contexto of low-income consumers from the city of São Paulo. [Tese de Doutorado, Fundação Getúlio Vargas]. FGV Sistema de Bibliotecas. https://repositorio.fgv.br/items/0c6087f0-a7da-49a8-b12d-88eb13348212

Potrich, A. C. G., Vieira, K. M. & Kirch, G. (2015). Determinants of financial literacy: Analysis of the influence of socioeconomic and demographic variables. Revista Contabilidade & Finanças, 26(69), 362-377. https://doi.org/10.1590/1808-057x201501040.

Potrich, A. C. G., Vieira, K. M. & Kirch, G. (2016). Você é alfabetizado financeiramente? Descubra no termômetro de alfabetização financeira. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, 13(2), 153-170. http://hdl.handle.net/10438/18826.

Potrich, A. C. G. & Vieira, K. M. (2018). Demystifying financial literacy: A behavioral perspective analysis. Management Research Review, 41(9), 1047-1068. https://doi.org/10.1108/MRR-08-2017-0263.

Ramalho, T. B. & Forte, D. (2019). Financial literacy in Brazil – do knowledge and self-confidence relate with behavior? RAUSP Management Journal, 54(1), 77-95. https://doi.org/10.1108/RAUSP-04-2018-0008.

Ringle, C. M., Silva, D. & Bido, D. (2014). Modelagem de equações estruturais com utilização do SmartPLS. Revista Brasileira de Marketing, 13(2), 56-73. https://doi.org/10.5585/remark.v13i2.2717

Santos, D. B., Mendes-Da-Silva, W. & Gonzalez, L. (2018). Déficit de alfabetização financeira induz ao uso de empréstimos em mercados informais. Revista de Administração de Empresas (RAE), 58(1), 44-59. https://doi.org/10.1590/s0034-759020180105

Scheresberg, C. B. (2013). Financial literacy and financial behavior among young adults: evidence and implications. Numeracy: Advancing Education in Quantitative Literacy, 6(2), 1-21. http://dx.doi.org/10.5038/1936-4660.6.2.5

Sevim, N., Temizel, F. & Sayilir, O. (2012). The effects of financial literacy on the borrowing behavior of Turkish financial consumers. International Journal of Consumers Studies, 36(5), 573-579. http://dx.doi.org/10.1111/j.1470-6431.2012.01123.x

Shockey, S. S. (2002). Low-wealth adults' financial literacy money management behaviors and associated factors including critical thinking. [Tese de Doutorado, The Ohio State University]. Ohio Link. https://etd.ohiolink.edu/acprod/odb_etd/etd/r/1501/10?clear=10&p10_accession_num=osu1486402544590666

Silva, T. P., Magro, C. B. D., Gorla, M. C. & Nakamura, W. T. (2017). Financial education level of high school students and its economic reflections. Revista de Administração, 52, 285-303. https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.12.010

Stiglitz, J. E. (1997). Economics. Library of Congress Catalog in Publication Data.

Teles, A. L. V. (2022). Literacia financeira: O conhecimento financeiro dos portugueses. [Dissertação de Mestrado, Instituto Universitário de Lisboa]. ISCTE. https://www.iscte-iul.pt/tese/13873

Tenenhaus, M., Vinzi, V. E., Chatelin, Y. & Lauro, C. (2005). PLS path modeling. Computational Statistics & Data Analysis, 48, 159-205. https://doi.10.1016/j.csda.2004.03.005

Vieira, K. M., Fraga, L. S., Valcanover, V. M., Cattelan, V. D., Flores, S. A. M. & Campara, J. P. (2016). De onde vem o bem-estar financeiro? Análise dos fatores comportamentais, do gerenciamento financeiro e da renda. Teoria e Prática em Administração, 6(2), 136-171. http://dx.doi.org/10.21714/2238-104X2016v6i2-28730

Xiao, J. J., Tang, C., Serido, J. & Shim, S. (2011). Antecedents and consequences of risky credit behavior among college students: application and extension of the theory of planned behavior. Journal of Public Policy & Marketing, 30(2), 239-258. https://www.jstor.org/stable/23209278

Zerrenner, S. A. (2007). Estudo sobre as razões para o endividamento da população de baixa renda. [Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://doi.org/10.11606/D.12.2007.tde-13112007-120236

Downloads

Publicado

2025-06-20

Edição

Seção

Artigos/Papers