The role of media in constructing and deconstructing narratives: Eike Batista's story
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v18i4.63873Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o papel da mídia na formação das percepções da imagem de Eike Batista, explorando a formação e alteração das opiniões públicas. A mídia atua como um influenciador crucial, disseminando estruturas interpretativas que sustentam as realidades e interações sociais. Este estudo aplica os constructos teóricos de sensemaking e sensegiving para elucidar a capacidade da mídia de gerar e transmitir significado. Empregando uma metodologia qualitativa, interpretativa e descritiva, esta pesquisa realiza uma análise abrangente baseada em diversas fontes. Isso inclui dez entrevistas com Eike Batista, 5.117 reportagens do jornal O Estado de São Paulo e o exame minucioso de quatro livros jornalísticos. A investigação identifica uma evolução em três fases nos discursos midiáticos: construção, transição e desconstrução, caracterizando o amálgama de significados compartilhados que propagam percepções tendenciosas. Através de diversas narrativas, os meios de comunicação moldam significativamente as percepções públicas das ações e da personalidade do empreendedor. Este estudo contribui significativamente para a compreensão dos processos de formação e dissolução de sentido, fornecendo insights mais profundos sobre o impacto social da mídia. Além disso, propõe uma abordagem interdisciplinar que une os estudos de mídia e a pesquisa organizacional, enfatizando a exploração simultânea da criação de sentido e da atribuição de sentido. Assim, esta pesquisa apresenta caminhos para estudos e análises interdisciplinares.
Downloads
Referências
Agência Estado. (2006). Eike consegue R$ 1 bi para sua 'mini-Vale'. O Estado de São Paulo. https://economia.estadao.com.br/noticias/mercados,eike-consegue-r-1-bi-para-sua-mini-vale,20060724p16481
Altheide, D. L. (2013). Media logic, social control, and fear. Communication theory, 23(3), 223-238. https://doi.org/ 10.1111/comt.12017
Amorim, D., Coutinho, M., & Macedo, F. (2017). Eike ‘comprou apoio’ de Sérgio Cabral, diz Procuradoria. O Estado de São Paulo. https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/eike-comprou-apoio-de-sergio-cabral-diz-procuradoria/
Aromaa, E., Eriksson, P., Mills, J. H., Hiltunen, E., Lammassaari, M., & Mills, A. J. (2018). Critical sensemaking: challenges and promises. Qualitative research in organizations and management, 14(3), 356-376. https://doi.org/10.1108/QROM-05-2018-1645
Barcelo, N. R. (2015). De Herói a Anti-Herói como a Mídia Impressa Construiu e Desconstruiu o Espetáculo Eike Batista. In Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, Campo Grande, MS, 17, 1-15.
Berger, P. L., & Luckmann, T. (2007). A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: vozes.
Bishop, D. G., Treviño, L. K., Gioia, D., & Kreiner, G. E. (2019). Leveraging a Recessive Narrative to Transform Joe Paterno's Image: Media Sensebreaking, Sensemaking, and Sensegiving During Scandal. Academy of management discoveries, 6, 572–608. https://doi.org/10.5465/amd.2019.0108
Ceni, J. C., & Rese, N. (2020). Samarco e o rompimento na barragem de Fundão: a narrativa como um recurso performativo da prática estratégica de sensegiving inerente ao strategizing pós-desastre. Organizações & sociedade, 27(93), 268-291. https://doi.org/10.1590/1984-9270936
Clemente, M., & Gabbioneta, C. (2017). How does the media frame corporate scandals? The case of German newspapers and the Volkswagen diesel scandal. Journal of management inquiry, 26(3), 287-302. https://doi.org/10.1177/1056492616689304
Costa, M. C., de Passos, G. A., & Ryngelblum, A. L. (2019). Gradual institutional change and media influence: The case of Petrobras in Brazil. Journal of public affairs, 20(1), e1969. https://doi.org/10.1002/pa.1969
Couldry, N., & Hepp, A. (2017). The Mediated Construction of Reality. Cambridge: Polity Press.
Coutinho, M. (2015). Procuradoria é contra afastamento de juiz do caso Eike. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/procuradoria-e-contra-afastamento-de-juiz-do-caso-eike/
Creswell, J. W. (2010). Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativos, Quantitativos e Mistos. (3. ed.). Porto Alegre: Artmed.
Cunliffe, A., & Coupland, C. (2012). From hero to villain to hero: Making experience sensible through embodied narrative sensemaking. Human relations, 65(1), 63-88. https://doi.org/10.1177/0018726711424321
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2018). Introduction: The Discipline and Practice of Qualitative Research. In Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Org.). The SAGE Handbook of qualitative research. (5th ed). (pp. 29-71). London: SAGE.
Desai, V. M. (2011). Mass Media and Massive Failures: Determining Organizational Efforts to Defend Field Legitimacy Following Crises. Academy of management journal, 54(2), 263-278. https://doi.org/10.5465/amj.2011.60263082
Durão, M. (2016). CVM começa a julgar processos de Eike Batista e Petrobrás. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,cvm-comeca-a-julgar-processos-de-eike-batista-e-petrobras,10000092778
Durão, M., & Sallowicwz, M. (2014). Eike continua ‘sonhador’, ‘empreendedor’ e ‘caótico’. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,eike-continua-sonhador-empreendedor-e-caotico-imp-,1512630
Durão, M., Neder, V., & Silva Júnior, A. (2013). OGX pede recuperação judicial, no maior 'calote' empresarial da América Latina. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,ogx-pede-recuperacao-judicial-no-maior-calote-empresarial-da-america-latina-imp-,1091624
Edelman, L. B., & Talesh, S. A. (2011). To comply or not to comply—That isn’t the question: How organizations construct the meaning of compliance. Explaining compliance: Business responses to regulation, 103-122. https://doi.org/10.4337/9780857938732.00011
Etter, M., Ravasi, D., & Colleoni, E. (2019). Social Media and the Formation of Organizational Reputation. Academy of management review, 44(1), 28-52. https://doi.org/10.5465/amr.2014.0280
Gaspar, M. (2014). Tudo ou Nada: Eike Batista e a verdadeira história do Grupo X. Rio de Janeiro: Record.
Gazzoni, M. (2012). Brasil ganha seis novos bilionários na lista da Forbes. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://pme.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-ganha-seis-novos-bilionarios-na-lista-da-forbes,1571p
Gioia, D. A., & Chittipeddi, K. (1991). Sensemaking and sensegiving in strategic change initiation. Strategic management journal, 12(6), 433-448. https://doi.org/10.1002/smj.4250120604
Guimarães, P. C. V., & Alves, M. A. (2014). Narratives and sensemaking of an organizationally-based environmental disaster. Brazilian administration review, 11(2), 228-247. https://doi.org/10.1590/S1807-76922014000200007
Hellgren, B., Löwstedt, J., Puttonen, L., Tienari, J., Vaara, E., & Werr, A. (2002). How issues become (re) constructed in the media: Discursive practices in the AstraZeneca merger. British journal of management, 13(2), 123-140. https://doi.org/10.1111/1467-8551.00227
Hepp, A., Hjarvard, S., & Lundby, K. (2015). Mediatization: Theorizing the Interplay Between Media, Culture and Society. Media, culture & society, 37(2), 314-324. https://doi.org/10.1177/0163443715573835
Hjarvard, S., & Lundby, K. (2018). Understanding Media Dynamics. In: Lundby K., (Org.). Contesting Religion: The media dynamics of cultural conflicts in scandinavia. (pp. 51-64). Berlin and Boston: De Gruyter.
Höllerer, M. A., Jancsary, D., & Grafström, M. (2018). ‘A Picture is Worth a Thousand Words’: Multimodal Sensemaking of the Global Financial Crisis. Organization studies, 39(5-6), 617-644. https://doi.org/10.1177/0170840618765019
Leo, S. (2014). Ascensão e Queda do Império X: Eike Batista e as Jogadas, as Trapaças e os Bastidores da História da Fortuna de Mais de US$ 34 bilhões que virou pó. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Logemann, M., Piekkari, R., & Cornelissen, J. (2019). The sense of it all: Framing and narratives in sensegiving about a strategic change. Long range planning, 52(5), 101852. https://doi.org/10.1016/j.lrp.2018.10.002
Magnabosco, A. (2013). Eike Batista tem condições de ‘se recuperar’, diz Lobão. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,eike-batistatem-condicoes-de-se-recuperar-diz-lobao,160356e
Maitlis, S., & Christianson, M. (2014). Sensemaking in organizations: Taking stock and moving forward. Academy of management annals, 8(1), 57-125. https://doi.org/10.1080/19416520.2014.873177
Maitlis, S., & Lawrence, T. B. (2007). Triggers and enablers of sensegiving in organizations. Academy of management Journal, 50(1), 57-84. https://doi.org/10.5465/amj.2007.24160971
Mariconda, S., Pizzetti, M., Etter, M., & Haack, P. (2024). Fooling Them, Not Me? How Fake News Affects Evaluators’ Reputation Judgments and Behavioral Intentions. Business & society. https://doi.org/10.1177/00076503241271255
Mead, G. H. (1910). Social consciousness and the consciousness of meaning. Psychological bulletin, 7(12), 397.
Meyer, J. W., & Rowan, B. (1977). Institutionalized organizations: Formal structure as myth and ceremony. American journal of sociology, 83(2), 340-363. https://doi.org/10.1086/226550
Miguel, L. F. (2002). Os Meios de Comunicação e a Prática Política. Lua nova, (55-56), 155-184. https://doi.org/10.1590/S0102-64452002000100007
Mills, J. H., Thurlow, A., & Mills, A. J. (2010). Making sense of sensemaking: the critical sensemaking approach. Qualitative research in organizations and management: An international journal, 5(2), 182-195. https://doi.org/10.1108/17465641011068857
Nicoletta, G. (2009). Gates é o mais rico do mundo; no Brasil, Eike Batista. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,gates-e-o-mais-rico-do-mundo-no-brasil-eike-batista,337254
O Estadão. (2009). DNA da grana!. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://www.estadao.com.br/noticias/geral,dna-da-grana,450157
O Estadão. (2010). Eike Batista e Tata planejam parceria. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/eike-batista-e-tata-planejam-parceria/
O'Connell, C. J., & Mills, A. J. (2003). Making sense of bad news: The media, sensemaking, and organizational crisis. Canadian journal of communication, 28(3), 323-339. https://doi.org/10.22230/cjc.2003v28n3a1374
Pavani, L. (2013). Eike Batista se diz arrependido de ter entrado no mercado de ações. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,eike-batista-se-diz-arrependido-de-ter-entrado-no-mercado-de-acoes,159568e
Petkova, A. P., Rindova, V. P., & Gupta, A. K. (2013). No News is Bad News: Sensegiving Activities, Media Attention, and Venture Capital Funding of New Technology Organizations. Organization science, 24(3), 865-888. . https://doi.org/10.1287/orsc.1120.0759
Rindova, V. P., Pollock, T. G., & Hayward, M. L. (2006). Celebrity Firms: The Social Construction of Market Popularity. Academy of management review, 31(1), 50-71. https://doi.org/10.5465/amr.2006.19379624
Rouleau, L. (2005). Micro‐practices of strategic sensemaking and sensegiving: How middle managers interpret and sell change every day. Journal of management studies, 42(7), 1413-1441. https://doi.org/10.1111/j.1467-6486.2005.00549.x
Roulet, T. J., & Clemente, M. (2018). Let’s Open the Media’s Black Box: The Media as a Det of Heterogeneous Actors and Not Only as a Homogenous Ensemble. Academy of management review, 43(2), 327-329. https://doi.org/10.5465/amr.2016.0537
Saldaña, J. (2016). The Coding Manual for Qualitative Researchers. (3a. ed.). London: SAGE.
Scheller, F. (2013). Endividada, Lupatech deixa de pagar dívida de US$ 6,7 milhões no exterior. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,endividada-lupatech-deixa-de-pagar-divida-de-us-6-7-milhoes-no-exterior-imp-,1052688
Seefeld, R., & Rese, N. (2020). “Para Bom Entendedor, Meia Palavra Basta?!”: um Estudo sobre as Narrativas Produzidas por Agentes de Mídia na Tradução do Papel dos Envolvidos na Operação Lava Jato. Cadernos EBAPE. BR, 18(1), 124-141. https://doi.org/10.1590/1679-395120190025
Silverblatt, A. (2004). Media as Social Institution. American Behavioral Scientist, 48(1), 35-41. https://doi.org/10.1177/0002764204267249
Stake, R.E. (2005). Qualitative case studies. In: Denzin, N.K.; Lincoln, Y.S. (Org.). The Sage Handbook of Qualitative Research. (3a. ed). London: Sage. 2005. p.443-466.
Stieglitz, S., Mirbabaie, M., Schwenner, L., Marx, J., Lehr, J., & Brünker, F. (2017). Sensemaking and Communication Roles in Social Media Crisis Communication. In International Conference on Wirtschaftsinformatik, St. Gallen, Switzerland, 13.
Stöber, R. (2004). What Media Evolution is: A Theoretical Approach to the History of New Media. European journal of communication, 19(4), 483-505. https://doi.org/10.1177/0267323104049461
Tavares, F. (2010). Do anonimato para a 'Forbes' em dois turnos. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,do-anonimato-para-a-forbes-em-dois-turnos-imp-,634919
Vaara, E., & Tienari, J. (2002). Justification, legitimization and naturalization of mergers and acquisitions: A critical discourse analysis of media texts. Organization, 9(2), 275-304. https://doi.org/10.1177/1350508402009002912
Weick, K. E. (1995). Sensemaking in Organizations. London: Sage.
Weick, K. E. (2020). Sensemaking, organizing, and surpassing: A handoff. Journal of management studies, 57(7), 1420-1431. https://doi.org/10.1111/joms.12617
Weick, K. E., Sutcliffe, K. M., & Obstfeld, D. (2005). Organizing and the Process of Sensemaking. Organization science, 16(4), 409-421. https://doi.org/10.1287/orsc.1050.0133
Will, M. G., & Pies, I. (2018). Sensemaking and sensegiving: A concept for successful change management that brings together moral foundations theory and the ordonomic approach. Journal of accounting & organizational change, 14(3), 1832-5912. https://doi.org/10.1108/JAOC-11-2016-0075
Wu, Y., Wang, D., & Ma, F. (2024). A study on the competitive dissemination of disinformation and knowledge on social media. Aslib journal of information management, 76(1), 153-169. https://doi.org/10.1108/AJIM-03-2022-0163
Zavyalova, A., Pfarrer, M. D., & Reger, R. K. (2017). Celebrity and Infamy? The Consequences of Media Narratives about Organizational Identity. Academy of management review, 42(3), 461-480. https://doi.org/10.5465/amr.2014.0037
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.