The role of media in constructing and deconstructing narratives: Eike Batista's story

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v18i4.63873

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o papel da mídia na formação das percepções da imagem de Eike Batista, explorando a formação e alteração das opiniões públicas. A mídia atua como um influenciador crucial, disseminando estruturas interpretativas que sustentam as realidades e interações sociais. Este estudo aplica os constructos teóricos de sensemaking e sensegiving para elucidar a capacidade da mídia de gerar e transmitir significado. Empregando uma metodologia qualitativa, interpretativa e descritiva, esta pesquisa realiza uma análise abrangente baseada em diversas fontes. Isso inclui dez entrevistas  com Eike Batista, 5.117 reportagens do jornal O Estado de São Paulo e o exame minucioso de quatro livros jornalísticos. A investigação identifica uma evolução em três fases nos discursos midiáticos: construção, transição e desconstrução, caracterizando o amálgama de significados compartilhados que propagam percepções tendenciosas. Através de diversas narrativas, os meios de comunicação moldam significativamente as percepções públicas das ações e da personalidade do empreendedor. Este estudo contribui significativamente para a compreensão dos processos de formação e dissolução de sentido, fornecendo insights mais profundos sobre o impacto social da mídia. Além disso, propõe uma abordagem interdisciplinar que une os estudos de mídia e a pesquisa organizacional, enfatizando a exploração simultânea da criação de sentido e da atribuição de sentido. Assim, esta pesquisa apresenta caminhos para estudos e análises interdisciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayla Cristina Costa, Universidade Federal do Paraná

Professora Programa de Mestrado e Doutorado em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná.

Gabriele de Abreu Passos, Universidade Estadual de Ponta Grosso, Brasil

Doutoranda em Contabilidade

Universidade Federal do Paraná

 

Referências

Agência Estado. (2006). Eike consegue R$ 1 bi para sua 'mini-Vale'. O Estado de São Paulo. https://economia.estadao.com.br/noticias/mercados,eike-consegue-r-1-bi-para-sua-mini-vale,20060724p16481

Altheide, D. L. (2013). Media logic, social control, and fear. Communication theory, 23(3), 223-238. https://doi.org/ 10.1111/comt.12017

Amorim, D., Coutinho, M., & Macedo, F. (2017). Eike ‘comprou apoio’ de Sérgio Cabral, diz Procuradoria. O Estado de São Paulo. https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/eike-comprou-apoio-de-sergio-cabral-diz-procuradoria/

Aromaa, E., Eriksson, P., Mills, J. H., Hiltunen, E., Lammassaari, M., & Mills, A. J. (2018). Critical sensemaking: challenges and promises. Qualitative research in organizations and management, 14(3), 356-376. https://doi.org/10.1108/QROM-05-2018-1645

Barcelo, N. R. (2015). De Herói a Anti-Herói como a Mídia Impressa Construiu e Desconstruiu o Espetáculo Eike Batista. In Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, Campo Grande, MS, 17, 1-15.

Berger, P. L., & Luckmann, T. (2007). A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: vozes.

Bishop, D. G., Treviño, L. K., Gioia, D., & Kreiner, G. E. (2019). Leveraging a Recessive Narrative to Transform Joe Paterno's Image: Media Sensebreaking, Sensemaking, and Sensegiving During Scandal. Academy of management discoveries, 6, 572–608. https://doi.org/10.5465/amd.2019.0108

Ceni, J. C., & Rese, N. (2020). Samarco e o rompimento na barragem de Fundão: a narrativa como um recurso performativo da prática estratégica de sensegiving inerente ao strategizing pós-desastre. Organizações & sociedade, 27(93), 268-291. https://doi.org/10.1590/1984-9270936

Clemente, M., & Gabbioneta, C. (2017). How does the media frame corporate scandals? The case of German newspapers and the Volkswagen diesel scandal. Journal of management inquiry, 26(3), 287-302. https://doi.org/10.1177/1056492616689304

Costa, M. C., de Passos, G. A., & Ryngelblum, A. L. (2019). Gradual institutional change and media influence: The case of Petrobras in Brazil. Journal of public affairs, 20(1), e1969. https://doi.org/10.1002/pa.1969

Couldry, N., & Hepp, A. (2017). The Mediated Construction of Reality. Cambridge: Polity Press.

Coutinho, M. (2015). Procuradoria é contra afastamento de juiz do caso Eike. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/procuradoria-e-contra-afastamento-de-juiz-do-caso-eike/

Creswell, J. W. (2010). Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativos, Quantitativos e Mistos. (3. ed.). Porto Alegre: Artmed.

Cunliffe, A., & Coupland, C. (2012). From hero to villain to hero: Making experience sensible through embodied narrative sensemaking. Human relations, 65(1), 63-88. https://doi.org/10.1177/0018726711424321

Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2018). Introduction: The Discipline and Practice of Qualitative Research. In Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Org.). The SAGE Handbook of qualitative research. (5th ed). (pp. 29-71). London: SAGE.

Desai, V. M. (2011). Mass Media and Massive Failures: Determining Organizational Efforts to Defend Field Legitimacy Following Crises. Academy of management journal, 54(2), 263-278. https://doi.org/10.5465/amj.2011.60263082

Durão, M. (2016). CVM começa a julgar processos de Eike Batista e Petrobrás. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,cvm-comeca-a-julgar-processos-de-eike-batista-e-petrobras,10000092778

Durão, M., & Sallowicwz, M. (2014). Eike continua ‘sonhador’, ‘empreendedor’ e ‘caótico’. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,eike-continua-sonhador-empreendedor-e-caotico-imp-,1512630

Durão, M., Neder, V., & Silva Júnior, A. (2013). OGX pede recuperação judicial, no maior 'calote' empresarial da América Latina. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,ogx-pede-recuperacao-judicial-no-maior-calote-empresarial-da-america-latina-imp-,1091624

Edelman, L. B., & Talesh, S. A. (2011). To comply or not to comply—That isn’t the question: How organizations construct the meaning of compliance. Explaining compliance: Business responses to regulation, 103-122. https://doi.org/10.4337/9780857938732.00011

Etter, M., Ravasi, D., & Colleoni, E. (2019). Social Media and the Formation of Organizational Reputation. Academy of management review, 44(1), 28-52. https://doi.org/10.5465/amr.2014.0280

Gaspar, M. (2014). Tudo ou Nada: Eike Batista e a verdadeira história do Grupo X. Rio de Janeiro: Record.

Gazzoni, M. (2012). Brasil ganha seis novos bilionários na lista da Forbes. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://pme.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-ganha-seis-novos-bilionarios-na-lista-da-forbes,1571p

Gioia, D. A., & Chittipeddi, K. (1991). Sensemaking and sensegiving in strategic change initiation. Strategic management journal, 12(6), 433-448. https://doi.org/10.1002/smj.4250120604

Guimarães, P. C. V., & Alves, M. A. (2014). Narratives and sensemaking of an organizationally-based environmental disaster. Brazilian administration review, 11(2), 228-247. https://doi.org/10.1590/S1807-76922014000200007

Hellgren, B., Löwstedt, J., Puttonen, L., Tienari, J., Vaara, E., & Werr, A. (2002). How issues become (re) constructed in the media: Discursive practices in the AstraZeneca merger. British journal of management, 13(2), 123-140. https://doi.org/10.1111/1467-8551.00227

Hepp, A., Hjarvard, S., & Lundby, K. (2015). Mediatization: Theorizing the Interplay Between Media, Culture and Society. Media, culture & society, 37(2), 314-324. https://doi.org/10.1177/0163443715573835

Hjarvard, S., & Lundby, K. (2018). Understanding Media Dynamics. In: Lundby K., (Org.). Contesting Religion: The media dynamics of cultural conflicts in scandinavia. (pp. 51-64). Berlin and Boston: De Gruyter.

Höllerer, M. A., Jancsary, D., & Grafström, M. (2018). ‘A Picture is Worth a Thousand Words’: Multimodal Sensemaking of the Global Financial Crisis. Organization studies, 39(5-6), 617-644. https://doi.org/10.1177/0170840618765019

Leo, S. (2014). Ascensão e Queda do Império X: Eike Batista e as Jogadas, as Trapaças e os Bastidores da História da Fortuna de Mais de US$ 34 bilhões que virou pó. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Logemann, M., Piekkari, R., & Cornelissen, J. (2019). The sense of it all: Framing and narratives in sensegiving about a strategic change. Long range planning, 52(5), 101852. https://doi.org/10.1016/j.lrp.2018.10.002

Magnabosco, A. (2013). Eike Batista tem condições de ‘se recuperar’, diz Lobão. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,eike-batistatem-condicoes-de-se-recuperar-diz-lobao,160356e

Maitlis, S., & Christianson, M. (2014). Sensemaking in organizations: Taking stock and moving forward. Academy of management annals, 8(1), 57-125. https://doi.org/10.1080/19416520.2014.873177

Maitlis, S., & Lawrence, T. B. (2007). Triggers and enablers of sensegiving in organizations. Academy of management Journal, 50(1), 57-84. https://doi.org/10.5465/amj.2007.24160971

Mariconda, S., Pizzetti, M., Etter, M., & Haack, P. (2024). Fooling Them, Not Me? How Fake News Affects Evaluators’ Reputation Judgments and Behavioral Intentions. Business & society. https://doi.org/10.1177/00076503241271255

Mead, G. H. (1910). Social consciousness and the consciousness of meaning. Psychological bulletin, 7(12), 397.

Meyer, J. W., & Rowan, B. (1977). Institutionalized organizations: Formal structure as myth and ceremony. American journal of sociology, 83(2), 340-363. https://doi.org/10.1086/226550

Miguel, L. F. (2002). Os Meios de Comunicação e a Prática Política. Lua nova, (55-56), 155-184. https://doi.org/10.1590/S0102-64452002000100007

Mills, J. H., Thurlow, A., & Mills, A. J. (2010). Making sense of sensemaking: the critical sensemaking approach. Qualitative research in organizations and management: An international journal, 5(2), 182-195. https://doi.org/10.1108/17465641011068857

Nicoletta, G. (2009). Gates é o mais rico do mundo; no Brasil, Eike Batista. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,gates-e-o-mais-rico-do-mundo-no-brasil-eike-batista,337254

O Estadão. (2009). DNA da grana!. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://www.estadao.com.br/noticias/geral,dna-da-grana,450157

O Estadão. (2010). Eike Batista e Tata planejam parceria. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/eike-batista-e-tata-planejam-parceria/

O'Connell, C. J., & Mills, A. J. (2003). Making sense of bad news: The media, sensemaking, and organizational crisis. Canadian journal of communication, 28(3), 323-339. https://doi.org/10.22230/cjc.2003v28n3a1374

Pavani, L. (2013). Eike Batista se diz arrependido de ter entrado no mercado de ações. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,eike-batista-se-diz-arrependido-de-ter-entrado-no-mercado-de-acoes,159568e

Petkova, A. P., Rindova, V. P., & Gupta, A. K. (2013). No News is Bad News: Sensegiving Activities, Media Attention, and Venture Capital Funding of New Technology Organizations. Organization science, 24(3), 865-888. . https://doi.org/10.1287/orsc.1120.0759

Rindova, V. P., Pollock, T. G., & Hayward, M. L. (2006). Celebrity Firms: The Social Construction of Market Popularity. Academy of management review, 31(1), 50-71. https://doi.org/10.5465/amr.2006.19379624

Rouleau, L. (2005). Micro‐practices of strategic sensemaking and sensegiving: How middle managers interpret and sell change every day. Journal of management studies, 42(7), 1413-1441. https://doi.org/10.1111/j.1467-6486.2005.00549.x

Roulet, T. J., & Clemente, M. (2018). Let’s Open the Media’s Black Box: The Media as a Det of Heterogeneous Actors and Not Only as a Homogenous Ensemble. Academy of management review, 43(2), 327-329. https://doi.org/10.5465/amr.2016.0537

Saldaña, J. (2016). The Coding Manual for Qualitative Researchers. (3a. ed.). London: SAGE.

Scheller, F. (2013). Endividada, Lupatech deixa de pagar dívida de US$ 6,7 milhões no exterior. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,endividada-lupatech-deixa-de-pagar-divida-de-us-6-7-milhoes-no-exterior-imp-,1052688

Seefeld, R., & Rese, N. (2020). “Para Bom Entendedor, Meia Palavra Basta?!”: um Estudo sobre as Narrativas Produzidas por Agentes de Mídia na Tradução do Papel dos Envolvidos na Operação Lava Jato. Cadernos EBAPE. BR, 18(1), 124-141. https://doi.org/10.1590/1679-395120190025

Silverblatt, A. (2004). Media as Social Institution. American Behavioral Scientist, 48(1), 35-41. https://doi.org/10.1177/0002764204267249

Stake, R.E. (2005). Qualitative case studies. In: Denzin, N.K.; Lincoln, Y.S. (Org.). The Sage Handbook of Qualitative Research. (3a. ed). London: Sage. 2005. p.443-466.

Stieglitz, S., Mirbabaie, M., Schwenner, L., Marx, J., Lehr, J., & Brünker, F. (2017). Sensemaking and Communication Roles in Social Media Crisis Communication. In International Conference on Wirtschaftsinformatik, St. Gallen, Switzerland, 13.

Stöber, R. (2004). What Media Evolution is: A Theoretical Approach to the History of New Media. European journal of communication, 19(4), 483-505. https://doi.org/10.1177/0267323104049461

Tavares, F. (2010). Do anonimato para a 'Forbes' em dois turnos. O Estado de São Paulo. Recuperado de https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,do-anonimato-para-a-forbes-em-dois-turnos-imp-,634919

Vaara, E., & Tienari, J. (2002). Justification, legitimization and naturalization of mergers and acquisitions: A critical discourse analysis of media texts. Organization, 9(2), 275-304. https://doi.org/10.1177/1350508402009002912

Weick, K. E. (1995). Sensemaking in Organizations. London: Sage.

Weick, K. E. (2020). Sensemaking, organizing, and surpassing: A handoff. Journal of management studies, 57(7), 1420-1431. https://doi.org/10.1111/joms.12617

Weick, K. E., Sutcliffe, K. M., & Obstfeld, D. (2005). Organizing and the Process of Sensemaking. Organization science, 16(4), 409-421. https://doi.org/10.1287/orsc.1050.0133

Will, M. G., & Pies, I. (2018). Sensemaking and sensegiving: A concept for successful change management that brings together moral foundations theory and the ordonomic approach. Journal of accounting & organizational change, 14(3), 1832-5912. https://doi.org/10.1108/JAOC-11-2016-0075

Wu, Y., Wang, D., & Ma, F. (2024). A study on the competitive dissemination of disinformation and knowledge on social media. Aslib journal of information management, 76(1), 153-169. https://doi.org/10.1108/AJIM-03-2022-0163

Zavyalova, A., Pfarrer, M. D., & Reger, R. K. (2017). Celebrity and Infamy? The Consequences of Media Narratives about Organizational Identity. Academy of management review, 42(3), 461-480. https://doi.org/10.5465/amr.2014.0037

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Artigos/Papers