VENDERAM MEU FUTURO: CRISE E A NOVA GERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v3i2.11010Abstract
Este trabalho conjectura uma geração nascente no Brasil em meio a um cenário de turbulência econômica, decorrente particularmente da crise dos Estados Unidos. O método compõe-se de dois estudos distintos. O primeiro estudo explora a validade das memórias coletivas brasileiras em relação a eventos históricos, através de um levantamento efetuado em amostra de 572 respondentes. O segundo levanta possíveis experiências negativas relacionadas à crise, tendo por base valores obtidos de fontes bibliográficas. Nos resultados, foram identificadas 14 principais experiências negativas, classificadas em quatro grupos: Aversão Ao Risco, Proteção Governamental, Restrição de Consumo e Senso de Propósito. O trabalho conclui com proposições sobre o estilo de vida e consumo familiar, tais como valorização do consumo coletivo, substituição do prazer material pelo de maior contato humano, recuperação da cultura do “ser” em detrimento da cultura do “ter” e práticas empresariais éticas, a fim de obter reciprocidade no mercado.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-08-30
Issue
Section
Artigos/Papers
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.