A Permanência do Modelo Instrumental do Ensino em Administração
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v2i2.11056Abstract
Este trabalho busca aproximar o conceito de indústria cultural apresentado em Dialética doesclarecimento (Adorno e Horkheimer, 1985) ao ensino de administração no Brasil. Utiliza-se também
o conceito de esclarecimento como possibilidade de ir contra a massificação do ensino em
administração no país. Para apresentar a presença predominante de uma racionalidade instrumental
nos cursos no Brasil, 37 instituições de ensino em administração tiveram suas estruturas curriculares
analisadas. Foram construídas três categorias: (a) disciplinas profissionalizantes; (b) raciocínio
quantitativo, e, (c) estudos organizacionais. A maioria das escolas se encontra num modelo que foi
chamado de instrumental neste artigo. Buscando apresentar uma alternativa diferente daquelas
usuais, relata-se um caso do PCDA em que é possível discutir uma forma de construção de uma
estrutura curricular interdisciplinar e coerente com as necessidades dos alunos.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2008-04-30
Issue
Section
Artigos/Papers
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.