Mudança de comportamento de empreendedores: uma análise dos tipos de empreendedores antes, durante e depois do insucesso empresarial

Autores

  • Italo Fernando Minello Universidade Federal de Santa Maria
  • Laura Alves Scherer Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v6i4.11113

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a mudança de tipo e de características comportamentais de empreendedores antes, durante e depois do insucesso empresarial. A sustentação teórica para este artigo teve como enfoque concepções sobre empreendedor, suas tipologias e características comportamentais, e o insucesso empresarial. A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa, do tipo exploratório e descritivo, e utiliza a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. As unidades de análise são representadas por sete empreendedores que vivenciaram o insucesso empresarial. A análise dos dados foi realizada a partir de quatro passos de análise – caracterização do tipo de empreendedor, definição das categorias de análise a priori, sumarização da mudança de tipo de empreendedor no período de pesquisa, e aplicação da técnica de análise de conteúdo. Foram definidas três categorias a priori com base no foco da classificação das tipologias de cada autor: forma de atuação (VESPER, 1980); personalidade (MINER, 1996); e valores e pensamento empresarial (FILION, 1999). Como principal resultado destaca-se que o comportamento dos empreendedores entrevistados foi influenciado ao enfrentar a adversidade do insucesso empresarial, repercutindo em sua forma de atuação, personalidade, e, valores e pensamento empresarial. A partir disso, as mudanças em suas características comportamentais provocaram alteração em seu tipo de empreendedor nos diferentes momentos de pesquisa – antes, durante e depois do insucesso empresarial.

Downloads

Biografia do Autor

  • Italo Fernando Minello, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutor pela FEA-USP e Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Laura Alves Scherer, Universidade Federal de Santa Maria
    Aluna do Mestrado em Administração da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa organizações e pessoas.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Edição

Seção

Artigos/Papers