Abordagens da estratégia competitiva e formulação de estratégias empresariais
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v7i4.11150Abstract
Este artigo fornece uma alternativa para facilitar aformulação da estratégia competitiva de empresas, apresentando um procedimentode fácil aplicação que, além de considerar preceitos que fundamentam as duasprincipais correntes que tratam o assunto, a de Porter e a da Visão Baseada emRecursos, oferece à empresa possibilidades de aumentar sua competitividade.Inicialmente, por meio de pesquisa do tipo bibliográfica e interpretativa, faz-seum estudo sobre a teoria da estratégia competitiva para mostrar como os modelose técnicas delas decorrentes poderiam ser utilizados para a formulação daestratégia competitiva de empresas. Desse estudo emergiu o citado procedimento quefoi então aplicado a uma clínica odontológica, empregando-se a metodologia deestudo de caso, com os objetivos de testar sua aplicabilidade e verificar suaeficácia. São também discutidas as vantagens desse procedimento, entre as quaisse destaca a possibilidade de gerar um artefato em design science para formulação da estratégia competitiva deempresas. Por fim, apresenta-se o conteúdo desse possível artefato para nortearo desenvolvimento de seu projeto.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-12-30
Issue
Section
Artigos/Papers
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.