Metodologias intervencionistas: contribuição teórico-metodológica vigotskyanas para aprendizagem organizacional
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v8i1.11159Abstract
Esta revisão teórica introduz o conceito e os princípios das Metodologias Intervencionistas e apresenta três propostas metodológicas de pesquisa para a Aprendizagem Organizacional no Brasil. As propostas são: Clínica da Atividade, Quinta Dimensão e Laboratório de Mudança, herdeiras dos pressupostos vigotyskianos da Teoria da Mediação Cultural e a Estimulação Dupla. Sob o eixo teórico intervencionista, analisou-se a harmonia de três propostas com esses princípios, oferecendo subsídios dessas potenciais abordagens teórico-metológicas para o estudo da aprendizagem e do desenvolvimento organizacional, de forma que possam inspirar outras análises do fenômeno, ofereçam subsídios para expandir o conceito e preencham a lacuna metodológica explicitada pelos autores da Aprendizagem Organizacional, provocando novas discussões metodológicas para as pesquisas nos Estudos Organizacionais. As propostas possuem em seu escopo uma composição teórico-metodológica capaz de pensar a organização como um fenômeno histórico, complexo, concreto, em movimento e dialético, rompendo-se, assim, com leituras formais, prescritivas e abstratas das organizações.
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