Competências do Professor Universitário: A Prática Como Itinerário Para a Aprendizagem Ativa do Aluno e Para a Formação Continuada do Docente
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v8i2.11176Abstract
O presente ensaiopropõe ampliar as discussões sobre a importância da prática didático-pedagógicado professor universitário – com enfoque em Instituições Federais de EnsinoSuperior (IFES) – como condição necessária para promover a aprendizagem ativado aluno de Administração. Para fundamentar a proposta, entende-se que aincursão na prática disciplinar exige do professor universitário um conjunto decompetências, as quais devem ser regularmente empregadas, permitindo ao alunoestender o horizonte que compreende a problematização, a reflexão, acriticidade, a compreensão e o significado do conhecimento. Nesta perspectiva,encontram-se imbricadas questões que tratam do mercado de trabalho, dacompetência e formação do professor e, como consequência deste enredamento, daaprendizagem ativa do aluno. Para ancorar a proposta ensaística, recorreu-se,entre outras fontes, às experiências e fundamentos de Dewey (2013), Perrenoud(2013), Pimenta e Anastasiou (2010), Sandberg e Pinnington (2009), Schön(2000), Silva e Costa (2014), Sordi e Silva (2010) e Zarifian (2011).Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-06-30
Issue
Section
Ensaios/Essays
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.