Empreendedorismo feminino: desafios enfrentados por empreendedoras na gestão de pequenos negócios no setor de turismo

Autores

  • Lea Cristina Silva Bomfim Universidade Federal de Sergipe
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal de Sergipe Campus Universitário-Jardim Rosa Elze, São Cristóvão, Sergipe. 40100-000.

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v9i2.11213

Resumo

Embora as estatísticas relacionadas ao empreendedorismo feminino pareçam encorajadoras, empreender não é uma tarefa fácil, são muitos os desafios encontrados pelas empreendedoras na gestão de seus negócios. Este estudo tem como objetivo central identificar os maiores desafios enfrentados pelas empreendedoras no planejamento e gestão de seus negócios e também verificar como utilizam suas redes de relacionamento para superar esses desafios.  A estratégia de pesquisa adotada foi a de estudos de casos múltiplos e foram selecionadas quatro agências de viagens que foram criadas e são gerenciadas por empreendedoras. As empreendedoras que planejam e desenvolveram equipes eficientes, podem delegar e confiar em seus funcionários. Na gestão financeira o maior desafio é a dificuldade para acessar recursos financeiros, tais como financiamento e crédito de fornecedor. Com relação a gestão de pessoas, a maior dificuldade consiste na contratação de mão-de-obra qualificada e nos conflitos decorrentes das relações interpessoais. Verificou-se que, de modo geral, as redes de relacionamento se mostraram de fundamental importância para a manutenção, desenvolvimento ou crescimento das empresas.

Downloads

Biografia do Autor

  • Lea Cristina Silva Bomfim, Universidade Federal de Sergipe

    Graduação em Administração, Universidade Federal de Sergipe. Graduação Tecnológica em Gestão Pública. Participou em pesquisa de Iniciação Científica com bolsa do CNPq.

  • Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal de Sergipe Campus Universitário-Jardim Rosa Elze, São Cristóvão, Sergipe. 40100-000.
    Doutora em Administração pela Cranfield University na Inglaterra e Mestre em Administração pela COPPEAD, da Universidade Federal do no Rio de Janeiro.  Pós Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e Strathclyde University, Escócia (2001). Pós Doutorado em Empreendedorismo em Turismo na HEC Canadá (2007). Coordenadora e Professora do Mestrado em Administração (PROPADM) da Universidade Federal de Sergipe.   Campus Universitário-Jardim Rosa Elze, São Cristóvão, Sergipe. 40100-000.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos/Papers