Percepção da influência das políticas e práticas de recursos humanos na satisfação com o trabalho
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i1.11291Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência das políticas e práticas de recursos humanos sobre a satisfação no trabalho, utilizando o mercado de trabalho no Ceará. O tema tem relevância devido à identificação da satisfação no trabalho como fator que causa mudanças nas atitudes e saúde dos funcionários afetando, portanto, a sua produtividade. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar as dimensões com maior e menor relevância entre as políticas e práticas de RH; identificar quais dimensões apresentam maior e menor relevância na satisfação no trabalho; e analisar a relação entre satisfação no trabalho e a percepção das políticas e práticas de RH. Em relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é de natureza quantitativa, descritiva, com o método de coleta de dados survey, junto aos funcionários de empresas de grande porte que têm sede no Estado do Ceará. Os resultados obtidos apontam que os funcionários estão indiferentes em relação a sua satisfação com o trabalho, como também se sentem indiferentes quanto às políticas e práticas de recursos humanos. Já a correlação dos dados indicou que existe uma correlação moderada entre o fator remuneração e recompensas e a dimensão satisfação com o salário.
Palavras-chave: Percepção. Políticas e Práticas de Recursos Humanos. Satisfação no Trabalho.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.