Ambiente e estratégia: proposições para médias empresas familiares

Autores

  • Ricardo Lebbos Favoreto Universidade Estadual do Paraná
  • Fernando Antonio Ribeiro Serra Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v11i1.11296

Resumo

Historicamente, tem-se concebido o ambiente organizacional como elemento fundamental para a compreensão da estratégia. Considerando-se que a pesquisa em estratégia tem-se desenvolvido, em muitos campos, a partir de dados provenientes do lócus da organização de grande porte, esta pesquisa objetiva analisar as ações estratégicas de médias empresas familiares contextualizadas no ambiente específico em que ocorrem. Conduz-se a pesquisa por um estudo multicaso longitudinal qualitativo. Os resultados estabelecem um conjunto de proposições substantivas ambicionadas a explicar as ações estratégicas perpetradas pelas empresas estudadas, relacionando-as a aspectos ambientais. Conclui-se pela relevância de se ponderar o médio porte como categoria específica, uma vez que particularidades ambientais relativas ao porte influenciam as ações estratégicas produzidas pelas empresas.

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Biografias do Autor

  • Ricardo Lebbos Favoreto, Universidade Estadual do Paraná
    Doutor em Administração. Professor do Departamento de Administração da Universidade Estadual do Paraná.
  • Fernando Antonio Ribeiro Serra, Universidade Nove de Julho
    Doutor em Engenharia. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. 

Publicado

2017-04-11

Edição

Secção

Artigos/Papers