Ambiente e estratégia: proposições para médias empresas familiares
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i1.11296Abstract
Historicamente, tem-se concebido o ambiente organizacional como elemento fundamental para a compreensão da estratégia. Considerando-se que a pesquisa em estratégia tem-se desenvolvido, em muitos campos, a partir de dados provenientes do lócus da organização de grande porte, esta pesquisa objetiva analisar as ações estratégicas de médias empresas familiares contextualizadas no ambiente específico em que ocorrem. Conduz-se a pesquisa por um estudo multicaso longitudinal qualitativo. Os resultados estabelecem um conjunto de proposições substantivas ambicionadas a explicar as ações estratégicas perpetradas pelas empresas estudadas, relacionando-as a aspectos ambientais. Conclui-se pela relevância de se ponderar o médio porte como categoria específica, uma vez que particularidades ambientais relativas ao porte influenciam as ações estratégicas produzidas pelas empresas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-04-11
Issue
Section
Artigos/Papers
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.