Guerreiro Ramos: trajetória e interlocutores
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i2.11299Abstract
Este estudo objetiva resgatar parte da trajetória e das ideias de Guerreiro Ramos a partir de relatos e teses de alguns de seus interlocutores brasileiros entre meados da década de 1970 e início da década de 1980, na Universidade Federal da Santa Catarina (UFSC) e na University of Southern California (USC). Utilizou-se pesquisa bibliográfica, documental e a metodologia da história oral temática, em entrevistas gravadas com os interlocutores. São esclarecidos motivos e circunstâncias que viabilizaram o retorno de Guerreiro Ramos ao Brasil após o fim do período de cassação de seus direitos políticos. São descritos os fundamentos e objetivos do curso de pós-graduação em Planejamento Governamental na UFSC, em parceria com o governo catarinense e com a USC. São examinadas as teses de docentes, os seus vínculos com a Teoria da Delimitação de Sistemas Sociais e ressaltada a atualidade da contribuição para uma administração pública sustentável em termos sociais, econômicos e ambientais.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.