Educação Básica na América Latina: uma análise dos últimos dez anos a partir dos dados do programa internacional de avaliação de estudantes (PISA)
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i4.11321Abstract
A Diretoria de Educação da OCDE formulou, em 1997, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Programme for International Student Assessment – PISA), com o objetivo de contribuir para a elevação do capital humano dos países, definido pelas “habilidades de conhecimento, competências e atributos incorporados em indivíduos que facilitem a criação de bem-estar pessoal, social e econômico". Os resultados dos páises da America Latina nesse exame apresenta resultados proximos a de países de extrema pobreza, como os do Norte da Áfrical, sendo baixo nível de desempenho dos estudantes dessa região fatores determinantes para crescimentos econômicos inferiores aos demais países do mundo nas últimas quatro décadas. Diante dessa problematica, este estudo se propõe a conhecer a realidade da educação pública básica dos sete países da américa latina que participam do PISA na última década, compara-la com os resultados obtidos no exame, e identificar possíveis fatores que se relacionam, tanto com o baixo, quanto ao alto desempenho observados em algumas dessas regiões. Sendo o foco deste artigo prover informações que permita comparar a realidade da educação dessas nações.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-10-20
Issue
Section
Artigos/Papers
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.