Estratégias organizacionais, o difícil processo de tomada de decisão: caso de ensino da indústria têxtil
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i3.11337Abstract
O caso tem por objetivo levar os alunos a vivenciar decisões relacionadas ao processo de tomada de decisão organizacional, ao discutir as estratégias adotadas pela empresa com base no método clássico de formulação da estratégia descrito por Porter. O caso foi desenvolvido para ser usado em programas de pós-graduação para discussão do processo de formulação das estratégias; estratégias organizacionais e processo de reposicionamento da marca. Existe a possibilidade de adaptar as questões de análise para ser usado por alunos da graduação nas disciplinas de modelos de gestão. As informações descritas neste caso de ensino foram obtidas por meio de observação participante, visita ao museu da empresa, e consulta a sites da empresa e da BM&FBovespa e entrevistas com funcionários de diversos níveis hierárquicos da empresa. A proposta é fazer com que os estudantes se coloquem no lugar dos acionistas da empresa, para analisar as estratégias tomadas pela empresa, analisando cada estratégia dentro da roda de estratégia competitiva de Porter.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-08-23
Issue
Section
Produto Tecnológico Educacional
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.