Práticas organizacionais do Movimiento de Trabajadores Desocupados de La Matanza à luz do pensamento de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v12i3.12576Abstract
A abordagem central deste artigo diz respeito à “organização como meio e aprendizagem para a práxis emancipadora”. Para tanto, é apresentada a concepção de Paulo Freire acerca de uma ‘pedagogia libertadora’ que pressupõe como inseparáveis a prática organizativa e o processo de ensino-aprendizagem. Isto porque a prática pedagógica freireana, por uma questão de coerência interna, se dá, antes, como um exercício de auto-organização entre aqueles que a utilizam e somente é consolidada durante o próprio processo de auto-organização dos sujeitos. Para corroborar com o pensamento freireano e tornar visíveis algumas práticas organizacionais de movimentos sociais na América Latina, é apresentado ao longo do artigo o processo organizacional do Movimiento de Trabajadores Desocupados de La Matanza (MTD La Matanza.. Um movimento social que começou a se organizar em 1995, na Argentina, no Município de La Matanza, com cerca de dois milhões de habitantes. Para o estudo de caso foram utilizadas entrevistas e observação participante. Esta última possibilitou ao pesquisador inserir-se no meio da vida cotidiana das pessoas que são membros do Movimento, excluindo o que se tem chamado de epistemologia da distância e possibilitando a maior compreensão das relações de poder que se passam no grupo estudado.
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