Confiança e redes: evidências teóricas sob o prisma do capital social
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v12i3.13292Abstract
O objetivo deste estudo foi de identificar como os componentes do capital social têm sido aplicados a solução dos problemas de uso dos bens comuns, através da análise integrativa da produção científica internacional. Foram selecionados 39 artigos, publicados nas bases de dados Scopus, Science Direct e Web of Science. Os resultados revelam a importância da confiança, da reciprocidade, da reputação e das redes para o comportamento cooperativo. Contudo, a análise dos estudos evidenciou a necessidade de levar em consideração outros fatores, como a heterogeneidade, o tamanho dos grupos e as normas. Os estudos demonstram que a confiança pode ser construída em ambiente com homogeneidade e, nesse sentido, os grupos pequenos possuem vantagens. A homogeneidade e as normas também são importantes para a construção de redes, que permitem o compartilhamento de informações, comunicação face a face, negociação de normas compartilhadas, construção de uma reputação e construção de confiança.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.