Facilitators of the use of the virtual learning environment

Perceptions of business students in times of pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v15i3.49727

Abstract

The study aims to analyze the factors that encourage the intention and behavior of using the virtual learning environment (VLE) in remote education, under the student's perception. A sample of 89 undergraduate students in the business area was analyzed using structural equation modeling. The findings indicate that the performance expectancy and the facilitating conditions are associated with the behavioral intention of use, while this is associated with the use behavior. In addition, the benefits of facilitating conditions in the behavioral intention of use are amplified when the student perceives self-efficacy in the use of technological devices.

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Author Biographies

Alex Sandro Rodrigues Martins, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Especialista em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tutor a Distância do Curso de Administração UAB/FURG e do Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal UAB/FURG.Trabalha com pesquisas voltadas para os temas : Tecnologia na Educação do Ensino Superior, Balanço Social, Demonstração do Valor Adicionado, Contabilidade Ambiental e Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP).

Anderson Betti Frare, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Contabilidade e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial (NUPEC/UFSC), Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF/FURG), Grupo de Estudos, Pesquisa e Ensino em Contabilidade (GEPECON/FURG) e Núcleo de Educação e Pesquisa em Contabilidade (PPGCont/Universidade de Brasília - UnB). Avaliador de periódicos e congressos de Administração e Contabilidade. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Gerencial, Empreendedorismo e Inovação. Também possui interesse em Métodos Quantitativos, Tecnologias, Educação e História da Contabilidade.

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.                

Cristiane Gularte Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Especialista em Gestão Portuária pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Administração Habilitação Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico. Experiência com ênfase em Inovações Portuárias e Ambientais, Gestão de Pessoas, Educação Ambiental, Empreendedorismo Sustentável, Educação Empreendedora e Metodologia do Ensino Superior.

Published

2021-11-03

Issue

Section

Artigos/Papers