SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT FEMALE ENTREPRENEURSHIP IN SEBRAE'S WEBSERIES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v16i2.53382

Abstract

The research aims to apprehend social representations present in narratives from SEBRAE webseries about female entrepreneurship. The lexicometry, or lexical analysis (Marchand, 2013), performed with the Iramuteq software, considered the (i) Descending Hierarchical Classification - CHD and (ii) Correspondence Factor Analysis (CFA), and (iv) hermeneutic-dialectical content analysis (Minayo (1992). As a result, four discussion themes Entrepreneur ‘woman-mother’; Social Expectations of ‘Wonder Woman’, Dreamer ‘Fragile Sex’; Challenges of ‘Power-To-Be’ ‘woman-mother-entrepreneur’; and (Re)Knowing and (Re)Existing, bring together 21 emerging categories, which together trigger conflict-oriented discussions, in the face of the traditional representational clash and new social spaces/papers assumed by women.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Faculdade Luciano Feijão e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - Mestrado Profissional da Universidade Federal do Piauí – PPGP/ UFPI, Fortaleza, Ceará, Brasil

Estágio Pós-Doutoral - Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Estadual do Ceará (2021-2022). Doutora e Mestre em Administração (Universidade de Fortaleza). Especialista em Saúde Pública e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão (FLF) onde lidera o Grupo de Pesquisa CNPq Trabalho e Gestão das Organizações. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na UFPI (Mestrado Profissional). Cargo efetivo de Psicóloga Organizacional/Unilab, desde 2010. Experiência profissional em Gestão de Pessoas (Coordenação, Gerência e Chefia de Unidades). Atuação na Educação a Distância desde 2012 (Tutoria, Professor Formador, Orientador de TCC e Coordenação). Foi bolsista CAPES no Mestrado e bolsista FUNCAP de Inovação Tecnológica no Doutorado. Estudos e pesquisas sobre: Relações de Trabalho e Gestão de Pessoas, Estudos Organizacionais e Administração Pública e Gestão Social. 

Danielle Maria Apolonio Rodrigues, Universidade Federal do Piauí

Mestranda em Gestão Pública na Universidade Federal do Piauí (PPGP/UFPI), membro do Núcleo de Pesquisa em Gestão Pública (NUPEGEP), possui especialização em Letras/Libras: Tradução e Interpretação em Libras e em Psicopedagogia Clínica e Institucional, graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2012). Atualmente é professora intérprete de Libras do Governo do Estado do Maranhão, desenvolve pesquisa sobre políticas públicas de inclusão, gestão pública, sob a ótica da inovação e desenvolvimento regional. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, aluno surdo, escola camponesa, ensino-aprendizagem de geografia e escolarização do aluno surdo.

Gabriele Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 2023). Especialista em Administração Financeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 2021) e Graduada em Administração de Empresas pela mesma instituição (UECE, 2018). Durante os anos de 2014 a 2016 atuou na empresa júnior do curso de administração de empresas da UECE, em atividades voltadas aos conceitos estudados na graduação, desde práticas da área financeira, marketing, recursos humanos e processos. Durante a graduação obteve experiência como bolsista de Monitoria Acadêmica e também fez parte da realização de um projeto de extensão. 

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade Federal do Piauí

Graduada (2003) em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialização (2006) em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e, mestrado(2012) e doutorado (2018), em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente, docente efetiva do Curso de graduação em Administração da UFPI, campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano-PI; docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PROFIAP), ambos da UFPI, nível mestrado profissional; docente do curso de especialização em Gestão de Pequenas e Médias Empresas do CAFS/UFPI; e, professor formador e orientador, na modalidade bolsista da CAPES, do curso de bacharelado em Administração do Centro de Ensino à Distância (CEAD) da UFPI. Do mais, pesquisadora integrante do grupo de pesquisa NUPEGEP, vinculado ao curso de Pós-graduação em Gestão Pública da UFPI, e do grupo de pesquisa intitulado "Trabalho e Gestão das Organizações" em parceria com a Faculdade Luciano Feijão (FLF); coordenadora, no âmbito da UFPI, da aplicação do Estudo Mundial sobre Empreendedorismo junto aos Estudantes Universitários do Brasil (GUESSS Brasil); e, avaliadora científica da Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI. Temas de pesquisa: estudos interdisciplinares em Gestão Social e Gestão Pública; e em educação, trabalho e subjetividade.

Published

2022-08-16

Issue

Section

Artigos/Papers